Projetos Expresso

Portugal Digital Awards: prazo para candidaturas à 9ª edição termina a 11 de outubro

Reconhecer e premiar a visão, excelência e audácia na transformação digital das organizações é o objetivo destes prémios que contam com o Expresso como media partner e que, ao longo de oito edições já distinguiram mais de uma centena e meia de projetos inovadores. Em 2023, os grandes vencedores foram Teresa Rosas, CTO da Fidelidade, que arrecadou o Best Digital Leader Award, e o projeto iBird, do Centro Hospitalar Universitário de Santo António, que recebeu o Best Digital Transformation Project

Os vencedores da 8ª edição dos Portugal Digital Awards
Matilde Fieschi

Fátima Ferrão

Antes mesmo de a transformação digital ser uma prioridade nas organizações, uma tendência que nasceu das necessidades potenciadas pela pandemia, os Portugal Digital Awards, uma iniciativa conjunta da Axians e da IDC, já distinguiam anualmente as ideias e os projetos transformadores de empresas e negócios. A 9ª edição dos prémios já está a decorrer, mas ainda vai a tempo de submeter o seu projeto até 11 de outubro, data em que encerram as candidaturas.

As ideias e projetos de transformação digital com impacto no negócio ou na sociedade podem candidatar-se aos prémios, divididos por três áreas que incluem 23 categorias – Digital Transformation Awards (categorias por tipo de transformação), Digital Industry Awards (categorias por segmentos de mercado, que este ano conta, pela primeira vez, com a distinção Best Agricultural and Ocean Project), e Digital Grand Awards (categorias especiais).

Competitividade aguça inovação

Amenizar a falta de recursos humanos na área cirúrgica do Centro Hospitalar Universitário de Santo António (CHUdSA), no Porto, motivou a aposta na inovação, na transformação e na diferenciação tecnológica. O projeto iBird, vencedor da principal categoria dos Portugal Digital Awards – Best Digital Transformation Project –, em 2023, materializa-se na utilização de dois robôs para cirurgias robóticas.

‘Hugo’ e ‘Rosa’ contribuem para que as intervenções cirúrgicas sejam mais seguras, menos invasivas, com menos complicações pós-operatórias, e com períodos de recuperação mais rápidos para os doentes. Para que tudo funcione sem falhas, o bloco operatório está equipado com tecnologia 5G e, nas cirurgias são usados óculos de realidade mista, que combinam a realidade aumentada com a realidade virtual para facilitar o trabalho dos cirurgiões.

Na vertente da liderança, Teresa Rosas foi considerada a melhor líder digital em 2023 pelo seu trabalho enquanto Chief Technological Officer (CTO) na Fidelidade. Na edição do ano passado dos Portugal Digital Awards, aquela responsável recebeu o Best Digital Leader Award pela estratégia de transformação digital que a seguradora Fidelidade está a implementar.

E-Redes, Grupo CTT, Banco de Portugal, Caixa Geral de Depósitos, CP – Comboios de Portugal, Foodintech, Ascendum e CDI foram os vencedores das restantes categorias da 8ª edição dos Portugal Digital Awards.

À semelhança das edições anteriores podem candidatar-se projetos implementados ou ainda em fase piloto. Após submissão e análise das candidaturas serão selecionados os projetos com maior impacto no negócio e de acordo com o nível de inovação tecnológica de cada um. Os vencedores serão anunciados numa cerimónia que terá lugar no dia 27 de novembro, no Casino do Estoril.

Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver Código de Conduta), sem interferência externa.