Portugal Digital Awards 2024, projeto conjunto da IDC e da Axians, à qual o Expresso se associa como media partner. Recorde tudo sobre a história do projeto com os artigos que pode consultar a seguir aos vídeos
Está tudo a postos para mais uma edição dos Portugal Digital Awards, os prémios que distinguem empresas, projetos, ideias e pessoas que contribuem de forma ativa e inovadora para a transformação digital no território nacional.
Terminada a reunião de preparação do júri, organizadores e observadores, estipulados regulamento e categorias a premiar, estão abertas as candidaturas aos Portugal Digital Awards. Estes galardões, prestes a entrar no nono ano de existência, procuram estimular a utilização das tecnologias de informação e comunicações na resolução de problemas de negócio das organizações nacionais, nomeadamente através da criação de valor.
“A tecnologia tem evoluído de forma brutal. Chat GPT, toda a vibe associada à inteligência artificial e inteligência artificial generativa, além das tecnologias disruptivas, como a realidade aumentada, realidade virtual, blockchain ou metaverso, aceleram a fusão entre o mundo físico e digital. Esta situação pressiona as empresas a serem cada vez mais digitais e assim mais competitivas. Isso tem impacto na nossa economia e torna a nossa sociedade mais sustentável. Todos estes acontecimentos tornam mais relevante premiar o que se faz ao nível da transformação digital e organizar esta 9ª edição dos Portugal Digital Awards”
Gabriel Coimbra
Group Vice President & Country Manager, IDC
Em 2024, a iniciativa Portugal Digital Awards mantém as três categorias da edição anterior: “Digital Transformation Awards”, “Digital Industry Awards” e “Digital Grand Awards”. Esta edição tem, no entanto, uma nova distinção, integrada na categoria da transformação digital para a Indústria: “Best Agricultural and Ocean Project”. O objetivo é distinguir o melhor projeto no âmbito da agricultura e do mar. O número de distinções possíveis de conquistar pelos candidatos passa agora a ser de 23.
Para além da introdução deste novo prémio, foram ainda renomeados alguns dos galardões para aumentar a sua abrangência como é o caso do “Best Sustainability and Trust Project”, em que a confiança e a verdade do projeto ligado à sustentabilidade passam a fazer parte da equação das candidaturas avaliadas ao ser acrescentada a palavra “Trust”, mas também o “Best Mobility Project”, uma designação mais adequada ao nível de progresso na área da mobilidade e que, anteriormente, era designado de “Best Transportation Project”. Já o “Best Government Project” é atualizado para “Best Public Sector Project”.
Na 9.º edição dos Portugal Digital Awards destaque para os dois prémios especiais: “Best Digital Transformation Project” e “Best Digital Leader”. O primeiro é atribuído ao projeto vencedor numa das categorias que demonstre o melhor desempenho transversal a todas as dimensões em análise e obtenha a classificação mais elevada, tendo em conta a transversalidade do projeto na organização, o potencial impacto no negócio e o nível de inovação tecnológica. O segundo é sugerido pelo júri e é atribuído ao líder com melhor avaliação, a partir de uma biografia do trabalho realizado pelo candidato ao nível da transformação digital nos últimos três a cinco anos.
Em 2023, Teresa Rosas, CTO da Fidelidade, foi a grande vencedora deste prémio, razão pela qual integra o júri da nova edição. O júri é composto por 16 elementos, maioritariamente do universo académico, estando representadas business schools e universidades, mas também responsáveis por departamentos de tecnologias, sustentabilidade e direção de empresas portuguesas de vários setores.
As candidaturas à 9.º edição dos Portugal Digital Awards devem ser apresentadas até ao dia 11 de outubro e enviadas através do formulário destinado ao efeito, encontrado na página da iniciativa em www.portugaldigitalawards.pt. São aceites projetos implementados ou ainda em fase piloto. Após submissão e análise das candidaturas, o research da IDC, seleciona os melhores projetos de acordo com o impacto no negócio e o nível de inovação tecnológica de cada um. Os projetos finalistas são convidados para uma sessão de apresentação no evento IDC Future of Digital Innovation.
MAIS DE 1.500 CANDIDATURAS EM OITO ANOS DE PORTUGAL DIGITAL AWARDS
“O nosso objetivo é a divulgação de projetos e ideias, e que se possa transformar Portugal, as organizações, sempre com vista à melhoria. No fundo, poder utilizar tudo aquilo que temos hoje à nossa disposição no digital, o foco destes Portugal Digital Awards, para trazer benefício às empresas, um benefício que pode ser financeiro, mais satisfação e bem-estar para os colaboradores, ou impacto na sociedade”
Carmo Palma
Managing Director da Axians Portugal
PORTUGAL DIGITAL AWARDS: COMO SE CANDIDATAR:
As inscrições podem ser feitas AQUI e o regulamento pode ser consultado AQUI.
Portugal Digital Awards 2024, projeto conjunto da IDC e da Axians, à qual o Expresso se associa como media partner, pretende promover a importância da transformação digital ao distinguir as empresas portuguesas que mais cartas dão a este nível. Acompanhe tudo no Expresso e na página da iniciativa.