O mais difícil para uma startup é resistir ao primeiro ano de atividade. Se conseguir ultrapassá-lo, as probabilidades de o negócio dar certo, aumentam. O principal conselho dos especialistas é "se tem de errar, erre depressa", pois quanto mais depressa corrigir a rota, menores são os estragos. A "Exame Brasil" deixa-lhe seis dicas para que o seu negócio chegue ao final do primeiro ano são e salvo.
Posicionar-se corretamente
O cliente só se interessará pelo seu produto ou serviço se sentir que a empresa tem uma proposta de valor para ele. É este ponto que vai sustentar o seu negócio e se errar o tiro inicial, é fundamental que o corrija o mais depressa possível. Mas convém estar muito atento ao mercado, pois até pode ter acertado, mas depois os seus clientes desviaram-se para outro lado. Há que perceber o que os fez mudar, se o problema está no produto ou na sua abordagem ao mercado. E uma boa forma de o descobrir é conversar com alguns clientes.
Apostar no atendimento
Este é um dos principais fatores de diferenciação de um negócio. Da telefonista ao estafeta todos devem estar preparados para prestar um bom serviço ao cliente, dentro das suas funções. O crescimento da carteira de clientes depende da atenção, da atitude e da eficiência da sua equipa.
Calcular bem o seu preço
Cair na tentação de entrar no mercado com um preço muito baixo para conquistar clientes é uma estratégia que pode revelar-se suicida. Sabe o que vai acontecer? Vende muito, fatura pouco e depois não pode aumentar o preço. Calcule os todos os encargos que deve incluir, avalie os custos fixos e variáveis e acrescente a margem de lucro que a empresa precisa para ser saudável. Só assim garantirá o futuro do negócio.
Estar atento às finanças
Aprenda a gerir o fundo de maneio para não gastar mais do que tem ou não ficar sem dinheiro numa altura do ano mais crítica para o seu tipo de atividade. Para evitar recorrer a empréstimos é preciso estar sempre de olho nas contas, e um bom contabilista pode ajudá-lo a fazer esse trabalho.
Controlar e negócio
Fazer ações de marketing sem avaliar quais os resultados reais pode ser um tiro no pé. O planeamento e o controlo são essenciais nos negócios e é preciso arranjar tempo para controlar as vendas, os empregados e os stocks. É isso que lhe permite ir acompanhando a evolução do seu investimento e antecipar eventuais problemas.
Saber rodear-se de quem precisa
O entusiasmo não é suficiente para que tudo corra conforme planeado. Pode até ter um bom produto ou serviço, mas se não for bom na gestão da empresa, tudo começa a ir por água abaixo. É importante que perceba quais as competências vitais para o negócio que lhe estão a faltar e que vá ao mercado buscar pessoas boas nessas áreas.