Para chegar a segunda-feira pronto para trabalhar a sério durante os próximos cinco dias é preciso ter aproveitado o sábado e o domingo para desligar, e não para trabalhar ainda mais.
Num artigo publicado na "Forbes", Laura Vanderkam, autora do livro "What the Most Successful People Do on the Weekend" diz que assim como o cross-training a torna melhor atleta e como passar tempo com a família, fazer voluntariado, exercitar-se e meditar a transformam numa melhor profissional do que se passasse o tempo todo a pensar em trabalho. Saiba como tirar mais partido dos sábados e domingos para que as semanas lhe corram ainda melhor.
Desligue-se
Desative os alertas de emails ao sábado e domingo. A menos que espere algum realmente importante, o ideal é nem sequer consultar o email, mas se tiver de o fazer, que seja apenas à noite. E transmita à sua equipa que qualquer email ou telefonema de trabalho deve ser evitado ao fim de semana. É um bom princípio para a sanidade de todos.
Arranje tempo para a família e para os amigos
Esta premissa é ainda mais importante para aqueles que quase não vêm a família ou os amigos ao longo da semana.
Pratique exercício físico
Todas as pessoas precisam de se exercitar. Se não consegue fazê-lo durante a semana, aproveita o sábado e o domingo para jogar ténis, correr, dar umas braçadas na piscina ou fazer yoga. É uma boa oportunidade de arejar a cabeça e refrescar as ideias.
Faça algo que o apaixone
As pessoas organizadas arranjam sempre um buraco na agenda para fazer algo que lhes dê prazer, especialmente ao fim de semana. Seja uma massagem, cozinhar para os amigos ou aprender tango. Fazer algo que o apaixone é fundamental para o seu equilíbrio.
Arranje tempo para não fazer nada
É importante reservar uns minutos para não fazer literalmente nada. Fique sentado ou deitado e dê rédea solta ao pensamento. Não interessa se pensa em alguma coisa ou se não pensa em nada, apenas importa que durante aqueles minutos é como se não existisse. Este exercício é ótimo para descontrair e descansar.
Medite
Encontre tempo para refletir sobre os seus objetivos, sucessos, desafios e também para se 'evadir' e deixar o cérebro e o corpo numa espécie de nuvem, em stand by, permitindo-lhe relaxar e 'regressar' à realidade com novo ânimo e mais energia.
Ajude os outros
Fazer trabalho voluntário é uma oportunidade de dar o seu contributo a quem precisa e muitas vezes de poder fazer algo numa área diferente. O seu conhecimento e contactos podem ser uma mais-valia tremenda para muitas entidades, sem implicar sequer um grande esforço da sua parte.
Faça networking
Nem precisa de se esforçar muito, basta dar atenção às pessoas com que se cruza e desenvolver esses contactos. Está sempre a encontrar pessoas novas, na pastelaria, quando vai comprar os jornais, na piscina dos seus filhos, na ONG onde colabora... A qualquer altura um desses contactos pode ser-lhe de grande utilidade.
Mude de ares
Se tem a sorte de poder refugiar-se fora da cidade ao sábado e domingo é uma excelente maneira de se desligar e recarregar as baterias. Faça pequenas viagens de fim de semana com a família. É importante cortar completamente com a rotina de vez em quando.
Organize a semana
Planear torna as pessoas mais eficientes e fazê-lo antes de iniciar a semana significa que quando chegar a segunda-feira já sabe quais os principais desafios e que instruções deve dar à equipa. Entrar no escritório com a semana organizada é 'um descanso'.