Energia de Portugal 2014

Crie um negócio por menos de 1000 euros

Os especialistas da Fábrica de Startups, parceira do Energia de Portugal, ensinam como se lança uma empresa de sucesso em poucos dias e com menos de 1000 euros.

Paulo Jorge Neves (www.expresso.pt)

É viável lançar um negócio num período de austeridade, com pouco dinheiro e de um momento para o outro, dizem os especialistas em criar startups.

O que é preciso fazer para criar uma empresa de sucesso por menos de 1000 euros?

Em primeiro lugar, é preciso uma ideia de negócio, ou seja, uma solução pretendida pelos clientes para um problema concreto. Tem de ser um problema que um número suficiente de pessoas considere importante ao ponto de estarem dispostas a pagar pela solução.

Como descobrir a ideia?

Existem várias formas de descobrir uma boa ideia de negócio. Pode começar por identificar problemas que você próprio gostaria de ver resolvidos, pode perguntar a outras pessoas quais os problemas mais importantes que enfrentam ou pode analisar o que já foi feito de inovador e com sucesso noutros mercados. Aconselha-se uma visita ao site www.springwise.com para ler sobre projetos inovadores feitos em outros países. Outro site com ideias de negócio: www.ideiasparastartups.com. Porque não aproveitar as ideias que outros desenvolveram, por exemplo, na Austrália, e trazer para a Europa? Porque é que havemos de nos limitar ao território nacional ou até mesmo a uma região? Hoje existem 7 mil milhões de habitantes no planeta e muitos destes estão ao nosso alcance na internet.

E depois da ideia? O que fazer?

Tem de testar a ideia. Tem de descobrir se o problema associado à ideia é realmente um problema sério para o novo mercado onde gostaria de explorar a ideia. E, caso assim seja, tem de verificar se os clientes que escolheu acreditam que a ideia é uma boa solução. Tem de ter evidências de que os clientes estão dispostos a pagar pela solução. E que são em número suficiente para que o negócio seja rentável. E isto tudo sem ainda termos criado a empresa.

Esta pesquisa não fica caro?

Na verdade é possível fazer este trabalho sem ter praticamente custos. E a melhor forma de o fazer é através do Energia de Portugal. Aqueles que forem selecionados vão poder fazer este percurso sem terem que gastar dinheiro, seguindo uma metodologia desenvolvida e testada pela Fábrica de Startups e podendo contar com a ajuda de 30 mentores, que em conjunto têm perto de 1000 anos de experiência acumulada em criação e gestão de empresas.

E os que não participaram na Energia de Portugal, também conseguem criar uma empresa por menos de 1000 euros?

Sim, na verdade nada impede qualquer pessoa de aplicar os mesmos conceitos, técnicas e ferramentas que serão utilizados no Energia de Portugal.

Mas então para que são precisos os 1000 euros?

Para testar e adaptar a ideia de negócio é preciso gastar algum dinheiro na divulgação do projeto. Pode-se, por exemplo, investir 200 euros de anúncios no Google para levar potenciais clientes ao seu site. É preciso também pedir o certificado de admissibilidade da firma no Registo Nacional de Pessoas Coletivas, o que custa cerca de 60 euros, fazer o registo do domínio na internet e criar uma conta de email, o que pode implicar uma despesa de 40 euros. Podemos recorrer aos serviços de sites como crowdspring.com ou 99Designs. com para fazer o logótipo do negócio por ¤200. Podemos utilizar os serviços gratuitos da Yola. com ou Weebly.com para criarmos o nosso site ou investir num site mais profissional, suportado pela Squarespace.com, com um custo de 50 euros.

O que dá cerca de 500 euros. O que é que ainda falta para arrancar com a empresa?

Assumindo que valida a proposta de valor junto dos clientes-alvo, que estes são em quantidade suficiente para gerarem receitas superiores aos custos de investimento e custos operacionais, então pode passar à fase de criação da empresa e início de atividade. Se recorrer à Empresa na Hora, nesse mesmo dia tem a empresa constituída, com um custo de 360 euros. Depois tem 15 dias para declarar o início da atividade nas Finanças e começar a funcionar.