Energia de Portugal 2014

Como manter a equipa motivada

Elogiar os  colaboradores contribui para o  sucesso da empresa.

Maria Martins (www.expresso.pt)

Os psicólogos defendem que o reforço positivo é mais eficaz que o castigo e os líderes descobrem, no dia-a-dia das empresas, que o reconhecimento conduz ao sucesso. Este é o caminho para manter uma equipa motivada. E não interessa se a empresa tem 500 empregados ou apenas 3. Aliás, quanto menos colaboradores tiver, mais motivados devem estar para darem o máximo em condições, muitas vezes, difíceis - longas horas de trabalho, incerteza quanto ao futuro da empresa e recursos escassos. Uma das melhores formas de manter a equipa a todo o gás é reconhecer o trabalho das pessoas... da forma certa.

Não espere. Quanto mais tempo passar entre uma óptima performance e o seu reconhecimento, menos impacto este terá. Nunca será cedo demais para elogiar quem fez algo excepcional.

Seja específico. Um elogio genérico é simpático, mas um elogio específico é eficaz. Não basta dizer a um colaborador que ele fez um bom trabalho, diga-lhe porque é que fez um bom trabalho. Isso mostra que prestou realmente atenção ao seu desempenho e ele saberá o que fazer, no futuro, numa situação semelhante.

Deixe o feedback construtivo para depois. Muitos chefes gostam de terminar os elogios com pequenas lições: "Lidou muito bem com a reclamação do cliente, mas da próxima vez..." A verdade é que o elogio esvai-se e o colaborador retém apenas a parte do "você poderia ter feito melhor". Mude de tática: elogie e deixe as melhorias de desempenho para outra oportunidade.

Seja genuíno. Nunca elogie por obrigação, as pessoas percebem e não acreditam no que ouvem. Mas elogiar um colaborador que conseguiu três novos clientes numa semana ou a recepcionista que conseguiu trocar-lhe um voo à última hora, funciona como uma dose extra de motivação.

Vá à caça de coisas boas. Acredita que a sua missão é procurar problemas que devam ser resolvidos rapidamente, processos que possam ser melhorados. Mas não é apenas isso. Use também o tempo para descobrir o que os empregados estão a fazer bem e mostre-lhes que está atento.

Procure o equilíbrio. Numa empresa há sempre os muito bons e os... normais. É fácil ter razões para elogiar os primeiros, mas também é vantajoso para a empresa encontrar uma palavra para encorajar os outros. Quem sabe se não é desse empurrão que eles precisam para poder merecer os elogios.

Crie uma cultura de reconhecimento. Inicie as reuniões de equipa encorajando as pessoas a partilharem o que correu menos bem e o que correu melhor na última semana. Desta forma, todos podem ajudar a encontrar uma solução para as situações críticas, mas também dar os parabéns aos colegas pelos resultados obtidos.

Trate os colaboradores como "flocos de neve". Cada pessoa é um caso. Uns adoram ser elogiados na frente de todos, enquanto outros ficam incomodados com isso porque odeiam ser o centro das atenções. Conheça os colaboradores e faça os elogios à medida de cada um, o impacto será muito maior.

Lembre-se que reconhecer os esforço e os bons resultados dos outros incentiva-os a tentarem fazer ainda melhor. Quanto melhor for a elogiar os colaboradores, mais eles se esforçarão para continuar a receber elogios, e mais razões você terá para os distribuir - ganham todos!