Energia de Portugal 2014

Coleiras com "QR Code" para encontrar depressa os seus animais

Para que saiba sempre onde anda o seu cão ou gato, a TrendyPaws, startup portuguesa de acessórios para animais de estimação, vai apostar numa tecnologia de vanguarda.

As coleiras com o código QR oferecem ainda a possibilidade de um sistema de alerta automático

TrendyPaws quer que esteja sempre ao corrente do paradeiro dos seus animais. Por isso, esta startup portuguesa desenvolveu as QR Collars, coleiras com um QR code integrado, que podem tornar mais rápida a recuperação de animais perdidos, num conceito inovador de negócio. 

Ana Valente, a CEO da TrendyPaws, define a empresa como uma marca de acessórios para animais de estimação, ligada à segurança e bem-estar do animal.

"Infelizmente continuam a ir parar dezenas de cães aos canis de abate e muitos deles por não terem uma identificação eficaz. Daí ter surgido a ideia de o animal ter sempre o seu perfil online, para que o dono seja contactado mais facilmente, além de poder alterar os seus dados de uma forma rápida, sem ter que recorrer a terceiros", explica ao Energia de Portugal. 

As coleiras com o código QR oferecem ainda a possibilidade de um sistema de alerta automático que chegue a todos os veterinários, associações, canis e instituições do distrito onde o animal tenha desaparecido. Para isso, é apenas necessário que o dono acione o mecanismo no site da TrendyPaws.

Entrar nas lojas e clínicas

Lançada em novembro de 2012, a empresa tem apostado, sobretudo, "na divulgação e explicação do conceito à população", uma das razões que, segundo Ana Valente, justifica que a empresa ainda não tenha "atingido os objetivos financeiros". 

Ainda assim, as expectativas são elevadas e positivas, com a CEO a garantir que agora que a aposta na vertente da comunicação já garantiu um certo grau de reconhecimento por parte das pessoas, a empresa vai começar agora a entrar nas lojas e clínicas, espalhadas pelo país.

Depois a internacionalização, uma vez que Ana Valente considera haver "produto e mercado para isso". O primeiro país a receber a TrendyPaws além de Portugal será o Brasil, estando já a decorrer contactos avançados com entidades ligadas à indústria dos acessórios para animais de estimação.