Inspirados no sucesso da Snapchat, que permite enviar fotos por sms que se apagam logo que são vistas, sem deixar vestígios, os americanos Jon Brod e Howard Lerman lançaram a Confide, uma aplicação com muitas semelhanças, mas destinada a executivos.
Os utilizadores da Confide podem trocar entre si mensagens de texto, que precisam de ser desbloqueadas para serem lidas. Para aceder ao texto, eles têm de passar o dedo em cima de blocos, que mostram até 25 carateres de cada vez. O nível de dificuldade pretende impedir que o texto seja imortalizado por uma foto do ecrã. O remetente recebe um alerta assim que a mensagem é lida, e logo que é fechada, ela desaparece, quer para quem envia, como para quem recebe, não deixando qualquer vestígio de que alguma vez existiu.
Para já a aplicação está apenas disponível para iOs7, é gratuita e tem versão em português. Os dois empreendedores, executivos na AOL e na Yext, conseguiram captar quase 1,5 milhões de euros para a desenvolver, e esperam faturar com a venda de serviços premium, como já acontece com outros sites, como o LinkedIn, por exemplo. Para convencer os potenciais utilizadores mais reticentes, garantem que a app tem codificação reforçada, tornando impossível que os seus dados caiam nas mãos erradas, como aconteceu recentemente com a Snapchat. A Confide não é uma brincadeira para meninos.