Expresso BPI Golf Cup

Inscrições já abriram para o maior evento desportivo corporate nacional

A prova arranca no dia 21 de junho no Norte e vai visitar oito regiões de todo o país

DR

Vem aí o Expresso BPI, o circuito de golfe onde participam equipas de empresas de quatro jogadores e que se tornou ao longo dos seus 27 anos de existência no maior evento desportivo corporate nacional. A prova vai correr todo o país, com um total de 27 dias de provas, com duas fases de apuramentos em oito regiões diferentes (Qualificações e Finais Regionais) e duas fases nacionais (Final Nacional e Finalísssima), ambas realizadas nos Açores.

As duas marcas que dão o nome à prova desde o seu início em 1998, fazem-se representar ao mais alto nível. Já antes de João Vieira Pereira, diretor do Expresso, ter capitaneado a equipa do semanário rumo à vitória no Expresso BPI Golf Cup 2023, João Pedro Oliveira e Costa, CEO do BPI, estivera perto de o conseguir, liderando a formação do banco que foi vice-campeã nacional em 2020. 

“Acho que isso mostra que os sponsors levam a prova muito a sério”, brinca João Pedro Oliveira e Costa, antes de acrescentar: “Acima de tudo, mais do que por estar associado à prova pelo patrocínio, podendo, como golfista, dar-lhe algum relevo, é o gosto pessoal que me leva a participar. É natural. Pelo seu prestígio e relevância, qualquer jogador de golfe tem a ambição não só de participar, como de obter resultados positivos.”

O líder executivo do BPI elenca alguns fatores por que se sente “atraído pela grandeza da prova”, como a sua popularidade, a organização, a abrangência territorial, o carácter de circuito (desenrolando-se, por etapas, durante vários meses), o espírito de equipa, a competitividade e a exposição mediática. O objectivo, esse, é só um: chegar à Final Nacional Açores.

“O facto de a final se realizar sistematicamente nos Açores, transformou a competição numa autêntica Race to Açores”, considera. “É lá que todos queremos estar, mais do que propriamente vencer. É um fim-de-semana muito giro, num lugar espectacular, com um excelente ambiente entre todas as equipas. Vive-se o golfe intensamente. Mas, claro, chegar até lá é muito difícil, porque, para tal, é preciso passar duas fases regionais.”  

Num desporto em que os praticantes estão habituados a que seja cada um por si, o team building é um aliciante extra. Assim, para a época de 2024 que se avizinha, a Hole19 – app de golfe portuguesa que está entre as três maiores do mundo – vai entrar com duas equipas. Faz sentido, já que quase metade dos seus 40 colaboradores é praticante da modalidade. 

“A regra é juntar colaboradores e utilizadores da Hole19”, explica Anthony Douglas, fundador e CEO da empresa cuja app tem quatro milhões de utilizadores em 180 países e vem crescendo anualmente mais de 30% em faturação. Salvaguarda, no entanto, que a principal razão para participar se prende com o “convívio”. “Vemos muitos amigos que nem sempre encontramos nos campos de golfe onde jogamos.”  

Francisco Castro e Almeida segue a mesma filosofia nas duas formações que já inscreveu este ano, a Culligan Premium Water e a Cork Supply. “Temos um misto de colaboradores e convidados, com isso mantendo a identidade da empresa enquanto representada, ao mesmo tempo que trazemos gente de fora que aumenta tipicamente a competitividade da equipa.” CEO da Culligan Premium Water - a maior empresa do país em fornecimento de água para escritórios, através da marca Fonte Viva - e CFO da Cork Supply - o segundo maior player do mercado português na fabricação e distribuição de rolhas de cortiça -, Francisco Castro e Almeida justifica a sua participação no Expresso BPI com o seu prestígio e organização. “Consegue conciliar divertimento com uma competitividade que não temos em mais nenhuma prova”, resume. 

Para Jorge Abreu, presidente da Viagens Abreu, empresa campeã nacional do Expresso BPI em 2011, este torneio é sobretudo sinónimo de companheirismo: “O que me leva a participar, além da qualidade do evento, é o espírito de camaradagem. Vamos para nos divertirmos, num ambiente descontraído. Já tivemos o privilégio de participar em várias finais todos juntos e temos ótimas recordações.”

Bernardo Silva Carvalho, CEO da SC Restauração, a terceira maior empresa do ramo no concelho de Sintra, considera o Expresso BPI uma prova “icónica”: “A organização é fantástica, devia ser uma referência para todos os torneios. E depois atrai-me a modalidade de jogo e a possibilidade de ir aos Açores, onde já fomos uma vez – foi memorável e gostávamos de repetir.”

É com este espírito – e com o pensamento no arquipélago das nove ilhas – que os golfistas aquecem já para a nova época. As inscrições estão abertas no site oficial da prova em mediagolf.pt.