Expressinho

Do Oriente à nossa mesa: a volta ao mundo da nêspera

Que fruto tem muita água, poucas calorias e é perfeito para os dias de mais calor? As nêsperas! Escolhe as mais coloridas, pois são mesmo essas as que têm mais superpoderes

Conteúdo patrocinado

As nêsperas são umas frutinhas amarelas alaranjadas, pequenas e muito doces, que aparecem principalmente na primavera, mas são sempre bem-vindas para a tua saúde. Vamos dizer-te porquê!

Conhecidas como “ameixas-amarelas”, as nêsperas são originárias da China e do Japão, onde já eram cultivadas há mais de mil anos! Os primeiros viajantes levaram estas frutas para outras partes do mundo, como a Europa e o Brasil e, hoje em dia, crescem em muitos jardins e quintais, principalmente em países de clima quente.

Quando estão maduras, têm um sabor doce, mas também podem ser um bocadinho ácidas. Uma verdadeira explosão de sabores adorada pelos pássaros… tanto que, quem tem uma nespereira em casa precisa de apanhar os frutos antes que eles o façam.

Sabem bem e mais? Quais são os benefícios?

Não penses que as nêsperas são “só” saborosas. Além disso, são muito saudáveis e super amigas do teu organismo, tal é a diversidade de benefícios que te trazem:

Fonte de hidratação - Cerca de 86% da composição da nêspera é água, o que a torna uma fruta hidratante e ideal para comeres nos dias de maior calor.

Ação antioxidante - A nêspera é rica em compostos flavonoides (como o ácido hidroxibenzóico ou as epicatequinas) com propriedades antioxidantes, que são particularmente importantes no verão, quando a pele é mais agredida pelo sol!

Saúde intestinal – As nêsperas são ricas em pectina, um tipo de fibra solúvel que ajuda a regular o trânsito intestinal e contribui para aumentar a tua sensação de saciedade. Além disso, o consumo de fibra ajuda-te a regular o colesterol.

Sabias que...

  • As folhas da nespereira são usadas para fazer na medicina tradicional chinesa e japonesa, devido às suas propriedades antioxidantes?
  • Podes plantar os caroços? Tens de os lavar muito bem, deixar secar um a dois dias e plantar num vaso com terra bem húmida. Não te esqueças de regar e vais ver uma pequena nespereira a crescer!

Razões não te faltam para saboreares uma mão cheia de nêsperas…

Podes comer ao natural e, para isso, só precisas de as lavar bem, descascar com os dedos (como se fosse uma tangerina) e tirar os caroços antes de comer.

Podes experimentar saboreá-las de outras forma e aqui ficam alguns exemplos: saladas de fruta, sumos, geleias, compotas, gelados, recheios, coberturas de bolos, tortas ou outros doces.

Como nota final deste texto, deixamos-te apenas uma recomendação: as nêsperas são frutas mais sensíveis e têm um tempo de vida reduzido depois de serem colhidas (entre 6 e 15 dias se as levares ao frigorífico). Por isso, se não as comeres logo, para evitar o desperdício, sugerimos-te um crumble de nêspera no próximo jantar de família. Temos a certeza que todos vão adorar!



Este artigo foi validado pela equipa de nutricionistas do Continente.

Descobre AQUI tudo sobre a Escola Missão Continente!