Homero, poeta da Grécia Antiga, dizia que as peras eram "um presente dos deuses". Depois de leres tudo o que temos para te dizer, és bem capaz de achar o mesmo.
A pera é o fruto da pereira. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística de 2019, depois da laranja, da maçã e do pêssego, é um dos frutos mais produzidos em Portugal.
Com origem na Ásia Ocidental e na Europa Oriental, em Portugal é na região agrária Oeste e do Ribatejo que encontras filas, filas e filas de pereiras.
Na China, esta fruta é considerada um símbolo de longevidade e faz sentido, já que a pereira é uma árvore forte e de vida longa, capaz de suportar as secas mais difíceis. Ora, uma árvore tão resistente pode produzir vários tipos de peras,
Quais são?
Abate fetel – com um formato alongado e polpa doce, vai-se tornando mais amarelada, mais sumarenta, mais doce e aromática à medida que amadurece,
Comice - arredondada e achatada, tem a casca rosada na parte exposta ao sol. A polpa é tão fina e sumarenta que se derrete na boca.
Conferência - esta variedade tem uma casca grossa, cor amarela esverdeada e a sua polpa é fina, suave e aromática, sumarenta e açucarada.
General Leclerc – tem calibre grande e irregular e casca grossa. A sua polpa é branca, suculenta e aromática.
Pera Rocha DOP (Denominação de Origem Protegida) - com produção exclusivamente nacional, esta pera tem polpa branca, textura firme, doce e crocante, sendo o seu sabor apontado como incomparável.
Esta variedade foi descoberta por acaso numa exploração agrícola da região de Sintra, há mais de 180 anos, quando Pedro António Rocha descobriu uma pereira diferente na Fazenda Rocha, propriedade que possuía no lugar da Ribeira de Sintra, perto de Lisboa. Como já percebeste, o nome “Pera Rocha” vem daí mesmo. Seja qual for a variedade, a verdade é que a pera é mesmo um fruto irresistível.
Algumas curiosidades:
- Na Rússia, é usada para fazer um doce chamado “piera”, à base de peras assadas e mel, um lanche muito apreciado durante o inverno.
- Em França, plantar peras é um gesto de amizade.
- No Reino Unido, o “Pear Fest” é um evento anual onde as pessoas competem para ver quem come mais peras em menos tempo.
- Na Alemanha, os agricultores fazem peras secas em forma de estrelas para enfeitar as árvores de Natal.
Se ficaste com água na boca, podes comer já de seguida uma pera. Não só vais ficar deliciado como ainda estás a comer um fruto rico em fibra, elevado teor de água e carregadinho de benefícios para o teu organismo:
Saúde Intestinal – a pera é rica em fibra que contribui para o bom funcionamento do teu intestino e para a tua sensação de saciedade. Além disso, o consumo de fibra ajuda a manter níveis normais de açúcar no sangue
Sistema Imunitário – a pera contém compostos antioxidantes que ajudam a proteger as tuas células contra danos causados pelos radicais livres
Fonte de hidratação – a pera é uma fruta com muita água, o que contribui para a tua hidratação diária!
Agora que já conheces melhor a pera, só tens de escolher a forma como a vais comer. Há muitas maneiras de a saboreares: ao natural, cozida ou assada.
As peras podem ser utilizadas em pratos mais doces como crumbles, tartes, bolos, compotas, geleias, chutneys e gelados, mas também combinam muitíssimo bem em pratos salgados como risotos, pastas, e para acompanhar pratos de frango, peru, pato, porco e até pratos de peixe.
Podes ainda usar a pera em saladas de fruta, sumos, smoothies e na massa das tuas panquecas! Ideias não faltam para as peras fazerem parte do teu dia a dia.
Este artigo foi validado pela equipa de nutricionistas do Continente.
Descobre AQUI tudo sobre a Escola Missão Continente!