A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de, pelo menos, cinco porções diárias de hortofrutícolas (preferencialmente 3 de fruta e 2 de hortícolas). A banana pode muito bem ser a fruta escolhida para levares contigo para todo o lado. Torna-te mais forte e mais feliz e vamos dizer-te porquê.
Alguns historiadores acreditam que a banana pode mesmo ser o fruto mais antigo do planeta e a sua origem mais provável é o sudeste Asiático.
Hoje em dia, é cultivada em todas as regiões tropicais do planeta, mas foram os antigos romanos que a trouxeram para a Europa no século I a.C.. Daí partiu para as Américas e Brasil pelas mãos dos descobridores portugueses, séculos mais tarde.
Por cá, na Madeira, a banana é cultivada em socalcos nas encostas mais quentes da ilha, viradas a sul, para crescerem com o máximo de calor possível.
A banana é de cor verde, quando imatura, e chega à cor amarela ou até mesmo vermelha, quando madura. O seu formato é alongado, mas a sua forma pode variar, consoante a variedade de cultivo. Essa variação também acontece com a polpa, que pode ser mole ou dura, ou ainda com incrustações meio duras, bem como de sabor mais doce ou mais amargo.
Quanto a variedades, há muito por onde escolher:
- Banana-nanica (ou Cavendish): a variedade mais comum, com boa durabilidade e sabor doce,
- Banana-prata: tem um sabor mais robusto e maior durabilidade,
- Banana-da-terra: é uma variedade maior e menos doce, mais utilizada na culinária,
- Banana-maçã: variedade pequena, arredondada e com aroma que faz lembrar a maçã,
- Banana-ouro: variedade pequena e saborosa, também conhecida como banana-de-açúcar ou Lady Finger,
- Banana-roxa: tem a casca e a polpa roxas e um sabor adocicado,
- Banana-verde: variedade com polpa amarela e casca verde e sabor levemente azedo.
A Banana da Madeira, mais conhecida por todos nós, é cultivada na ilha da Madeira, sendo a variedade cultivada, a “Musa acuminata cavendish”. E para teres uma noção da quantidade, nos anos 1990, a produção da banana da Madeira representava 20% do consumo nacional.
Provavelmente, sabes bem que a banana dá um batido delicioso ou panquecas de fazer babar qualquer pessoa, mas há muitas curiosidades sobre ela que vais gostar de conhecer:
As bananas são radioativas. Calma, não entres em pânico! Terias de comer 50 bananas, para teres a dose de radiação que um raio-x feito a um dente,
As bananas são, originalmente, vermelhas e verdes. As amarelas, aquelas que tens em casa, são uma outra espécie, descoberta em 1836,
Também vais gostar de saber que existe um museu da banana, na Califórnia, com 170.000 produtos diferentes sobre e com bananas. Sim, a banana é um fruto digno de museu e também de fazer parte do teu dia a dia. E por muitas razões:
- Saúde Intestinal – a banana é rica em fibras que ajudam a regular o teu intestino, principalmente quando consumida bem madura.
- Saúde Muscular – é rica em potássio, que é responsável pela contração muscular, o que ajuda a prevenir ou aliviar as cãibras, o que te vai ajudar a ter melhor rendimento físico, É fonte de potássio, que contribui para o normal funcionamento do músculo. Além disso, a banana é fonte de Vitamina B6, que contribui para a redução do cansaço e da fadiga, para a produção de glicogénio e proteínas que são fundamentais para a manutenção do teu músculo.
- Antioxidante – a banana é fonte de manganés, um mineral que protege as células de oxidações indesejáveis, o que é essencial na prática de desporto!
- Saúde Mental – a banana contém triptofano, um aminoácido que participa na produção de serotonina que está associada ao bem-estar e ao bom humor.
- Fonte de energia - a banana é fonte de hidratos de carbono, que te fornecem energia rapidamente: é um alimento super prático que podes comer antes ou depois do treino!
Resumindo, tens mil razões para comeres banana no teu dia a dia. E podes fazê-lo de inúmeras formas: ao natural ou cozinhadas, podes incluir a banana em panquecas, papas de aveia, pizza, batidos, sumos, bolos e para os mais gulosos. Relembramos que a banana é a rainha da histórica sobremesa Banana Split. Irresistível!
Quanto a sugestões, deixamos-te ainda mais uma: snack de banana desidratada.
Este artigo foi validado pela equipa de nutricionistas do Continente.
Descobre AQUI tudo sobre a Escola Missão Continente!