Expressinho

Europa Coesa #3: Foi por um triz! Porque precisas deste cartão?

Os acidentes acontecem e o melhor é estar preparado. Quando viajares dentro da Europa, o Parlamento Europeu quer que tenhas acesso aos cuidados de saúde que precises. Descobre como. É grátis!

No Expressinho, queremos explicar-te o que é uma Europa Coesa, ou seja, mais unida. Em que áreas achas que a Europa se pode unir e entreajudar? Conheces tudo o que podes fazer como cidadão europeu?

No âmbito do programa Interreg Europe, um programa de cooperação inter-regional (isto é, entre várias regiões), co-fundado pela União Europeia, vamos dar-te a conhecer sempre um novo tema.

Não viajes sem este cartão

Pode ser um acidente de esqui ou uma escorregadela na piscina – todos temos uma história de azar em viagem.

Imagina que vais de férias com a família ou amigos, fazer uma viagem com a escola ou participar num intercâmbio noutro país da União Europeia (ou para a Islândia, Liechtenstein, Noruega, Suíça). Sabias que se ficares doente ou tiveres um acidente podes ter acesso a consultas, tratamentos ou medicamentos necessários sem complicações?

O que podes fazer?

Só tens de apresentar o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) nos serviços públicos de saúde do país onde estás.

Este é um cartão que qualquer cidadão da União Europeia pode pedir para ter acesso a estes cuidados de saúde dentro do espaço europeu. Em alguns casos, pode ser necessário pagar um valor no hospital para ser atendido (taxas moderadoras), como acontece cá, mas o cartão compensa.

Como obter o CESD?

Fala com os teus pais e pede para fazer o pedido online no site da Segurança Social Direta ou presencialmente numa Loja do Cidadão. O cartão chega a tua casa em poucos dias e é válido por três anos!

Viajar sem ele pode sair caro se precisares de assistência médica. Por isso, antes de fazeres as malas, garante que tens o CESD contigo. É uma segurança extra e não custa nada! Porquê? Porque pertences à União Europeia.