Expressinho

O Popeye sabe o que faz! Será que a força do espinafre é mesmo como nos desenhos animados ou há aqui uma boa história por contar?

Depois de leres tudo, vais ficar a saber… e cheio de vontade de comer uma boa dose de espinafres de seguida. Os espinafres são ricos em ferro, um micronutriente que contribui para a produção de energia e redução do cansaço e fadiga.

Conteúdo patrocinado


O espinafre é uma erva rasteira, da família das quenopodiáceas como a beterraba, com folhas de um verde intenso mas escuro, com forma entre o ovalado e o triangular.

A sua origem é um pouco remota. Diz-se que foram introduzidos na Europa no século XI por povos muçulmanos, mas só mais tarde é que o seu cultivo foi generalizado. Primeiro, surgiram vindos de Espanha, com Cruzadas, e depois da Holanda, Inglaterra e França.

Mais tarde, no final do século XIX, virou um fenómeno. Tudo porque o químico alemão, Erich von Wolf, fez mal os cálculos na quantidade correta de ferro que existe nos espinafres. Na verdade, são cerca de 3.5 mg por 100g, mas nas suas notas cometeu o erro de transcrever “35 mg por 100g”. E assim nasceu o mito.

Prova dessa história é o Popeye, o famoso marinheiro que via a sua força muscular aumentar brutalmente sempre que comia uma lata de espinafres.

A verdade sobre o espinafre só foi reposta 60 anos depois, mas não penses que o espinafre passou de rei a parente pobre. Muito pelo contrário. A verdade é que até hoje continua a ser o protagonista de pratos e receitas originais e surpreendentes e uma presença obrigatória na tua alimentação, por várias razões:

- Sistema imunitário: o espinafre é rico em vitaminas A,C, K e ácido fólico e e fornece importantes minerais como ferro, potássio, nutrientes que fortalecemo sistema imunitário ;

- Visão: : rico em betacaroteno, luteína e zeaxantina, carotenoides antioxidantes que beneficiam a saúde dos olhos.

- Sistema sanguíneo: contém ferro, um mineral importante para a formação de hemoglobina, que é uma proteína presente nos glóbulos vermelhos responsável por transportar oxigénio a todo o corpo. Por isso, o consumo adequado deste mineral está associado à prevenção da anemia

- Pressão arterial: o espinafre contém grandes quantidades de potássio um mineral que favorece o relaxamento dos vasos sanguíneos, e que permite que o sangue circule com mais facilidade, ajudando a equilibrar a pressão arterial.

Os benefícios de comer espinafres são muitos e as variedades deles também, sabias?

- Espinafre Sabóia: é crestado, apresenta folhas parcialmente dobradas e uma textura mais elástica;

- Espinafre Semi-sabóia: parecido com o Sabóia mas não tão enrugado;

- Espinafre Bebé: com folha lisa, macia e plana, em forma de pá, ideal para saladas.

E se a tua dúvida agora é a melhor forma de os comer, nunca faltam ideias.

Estas folhas verdes são super versáteis e podem ser consumidas em saladas, sopas, refogados, sumos, pratos de arroz ou massas.

A verdade é esta: sejam crus, cozidos ou salteados, cozinhados de forma mais prática e mais rápida, como salteados com alho e azeite, ou de forma mais elaborada, como numa sopa ou num risotto… os espinafres nunca perdem a força do sabor que têm. Vai por nós!


Este artigo foi validado pela equipa de nutricionistas do Continente.

Descobre AQUI tudo sobre a Escola Missão Continente!