O morango é um fruto vermelho, macio e muito suculento que cresce numa planta rente ao solo e as sementes que cobrem a sua parte exterior são, na verdade, pequenos frutos, chamados “aquénios”, que contêm sementes ainda mais pequenas. Incrível, não é?
A cultura dos morangueiros surgiu na Europa durante o século XVIII, e por cá, é produzida em várias regiões como Alentejo, Ribatejo, Beiras e o Douro.
Como temos a sorte de viver num país com um clima ameno, podes contar com a produção de morangos ao longo de todo o ano, com maior destaque para a época da primavera e verão.
E quais são os tipos de morangos mais populares nessa altura do ano?
San Andreas – com polpa firme e densa e um aroma mais forte,
Laeticia - variedade muito típica dos dias mais quentes e combina muito bem doçura e acidez,
Rociera – com uma cor vermelha-clara, tem um aroma delicado e um toque firme.
Candela – a cor vermelha é mais intensa e o sabor é muito doce.
Seja qual for a variedade escolhida, uma coisa é certa: o morango é uma espécie de super fruto que é também um “superalimento” e por isso, um excelente amigo da tua saúde:
- Fortalecimento do sistema imunitário – como é muito rico em vitamina C, ajuda a fortalecer o sistema imunitário e a aumentar a produção de células de defesa, que te protegem de infeções, como gripes ou constipações, por exemplo.
- Regulação do açúcar no sangue (glicemia): como o morango tem boas quantidades de fibra e polifenóis que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue e a controlar o apetite
- Gravidez e sistema sanguíneo: O ácido fólico presente nos morangos é essencial na gravidez, pois contribui para o normal desenvolvimento do feto e previne malformações
- Pele saudável - a vitamina C presente no morango é um dos principais componentes que o corpo utiliza para a produção de colagénio que é responsável pela firmeza da pele.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, devemos consumir entre 3 a 5 porções de fruta diariamente. Feitas as contas, uma porção de morangos corresponde a cerca de 230 gramas de fruta, o que equivale a aproximadamente 15 morangos.
Uma verdadeira delícia que podes comer de várias formas: ao natural, em gelado, sumos, batidos, iogurtes, mousses, panquecas, tortas e até em saladas, por exemplo. E sim, em muitos restaurantes, as saladas contam com rodelas de morangos que lhes dão uma frescura ainda mais saborosa. Experimenta que vais gostar.
Sabias que...
... Os morangos são os super-heróis das vitaminas? A vitamina C é uma delas. Protege-te das constipações e de outras doenças atchim.
Este artigo foi validado pela equipa de nutricionistas do Continente.
Descobre AQUI tudo sobre a Escola Missão Continente!