A ilha de Santorini tem vivido dias muito difíceis e de grande risco. Por esta razão, as autoridades declararam estado de emergência até 3 de março: equipas de resgate, bombeiros e polícia foram enviados para ajudar e as escolas fecharam. A população foi retirada por via marítima e aérea.
Os cientistas dizem que esta crise sísmica pode continuar por semanas ou até meses. Por enquanto, a prioridade é mesmo manter todos em segurança.
Santorini já passou por momentos deste género. Na verdade, a sua forma atual foi criada, há milhares de anos, por uma enorme erupção vulcânica, como podes ler mais abaixo.
Alerta! Quando as autoridades decretam estado de emergência
Imagina que algo muito importante e grave está a acontecer, como grandes tremores de terra numa ilha. Os adultos precisam de agir rapidamente para proteger toda a gente. O estado de emergência é o ativar de um "modo especial", por parte dos governantes, para:
• Mobilizar pessoas e equipas especiais: bombeiros, polícias, equipas de resgate e militares.
• Tomar decisões diferentes do normal: fechar escolas, pedir às pessoas para saírem de certas zonas e usar recursos extra para ajudar quem precisa.
• Proteger as pessoas: garantir que todos estão seguros, ajudar quem foi afetado e controlar a situação rapidamente.
O que fazer quando a terra “dança”?
Se estiveres em casa e o chão começar a mexer-se, não entres em pânico! Procura um lugar seguro: debaixo de uma mesa forte, por exemplo. Segura-te bem e protege a cabeça com os braços. Mantém-te quieto até o movimento parar.
Se um sismo acontecer enquanto estás na escola, ouve o teu professor com muita atenção. Agacha-te junto à tua mesa, protege a cabeça e mantém-te calmo.
Depois do sismo, aguarda pelas instruções dos adultos, ajuda os teus colegas mais novos, não uses elevadores e mantém-te longe de janelas e fios.
Nestas situações, a calma é a tua melhor amiga e a confiança nos adultos também. A tua segurança deve estar sempre em primeiro lugar. Por isso, em caso de emergência o número a marcar é o 112.
Vê AQUI mais dicas do que deves fazer antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.
Em resumo, porque é que a terra treme em Santorini? Quatro razões
1. Localização no Arco Egeu. Além de assentar num vulcão submarino ativo, a ilha é parte de uma cadeia vulcânica complexa no Mar Egeu, sendo geologicamente muito ativa, devido à sua posição geográfica.
2. Características geológicas. Santorini fica numa zona onde as placas Africana e Euroasiática se encontram. A Placa Africana desliza por baixo da Placa Euroasiática, causando tremores de terra e atividade vulcânica na ilha.
3. Riscos naturais. Santorini tem alta probabilidade de atividade sísmica, tsunamis e deslizamentos de terra. É mesmo considerada uma zona de elevado risco geológico.
2. História vulcânica. Santorini é formada por erupções vulcânicas ao longo de milhares de anos. A sua configuração atual resulta de uma gigantesca erupção há cerca de 3600 anos. O vídeo abaixo explica este ponto (puxa dos teus melhores conhecimentos de Inglês ou assiste em família).
Sabias que...
No dia 10 de fevereiro, às 22:48 (hora local), foi registado um sismo de magnitude 4,9 na escala de Richter, com epicentro a sudoeste de Tetuão, Marrocos? Este sismo foi sentido em Olhão, no distrito de Faro.