As principais notas assinaladas no "Estado da Educação 2023" passam pelas grandes dificuldades na leitura, na escrita e na Matemática. Isto acontece com mais de metade dos alunos do 2.º ano, o que significa que há muito trabalho a fazer nesta área.
A adicionar a esta realidade, vivemos um tempo em que há cada vez menos professores, até porque muitos deles já têm idade para se reformar. Um problema que afeta também o Ensino Superior.
A falta de professores em Portugal é das mais graves da Europa, segundo este estudo, que diz ainda que há percentagens elevadas de estudantes que não aprendem toda a matéria que está prevista no currículo. Por esta e por outras razões, no ensino secundário um em cada dez alunos não passa de ano.
O que se pode fazer para melhorar as escolas e o ensino? Em cima da mesa estão ideias como inovar nas práticas pedagógicas (ou seja, fazer alterações nas formas de ensinar), ou atrair mais professores para esta nobre profissão. E tu? Dar aulas está nos teus planos? Qualquer que seja a tua opção profissional, ler será sempre fundamental.
Alerta quiz: que tipo de leitor és tu?
Colecionas muitos livros? Consegues ler em qualquer lugar? A tua postura perante a leitura pode dizer muito sobre ti. Responde a estas 10 perguntas e, no final, descobre que tipo de leitor és tu!
1. Onde guardas os teus livros durante o dia?
A. Contigo na mochila
B. Na mesinha de cabeceira
C. Na estante do quarto
D. No escritório dos teus pais
2. Na tua rotina de leitura…
A. Tens um livro para cada situação (ex.: para ler antes de dormir, para ler nos transportes a caminho da escola, etc.)?
B. Não descansas enquanto não devoras um livro do princípio ao fim?
C. Não tens pressa e até ficas com pena quando terminas a leitura?
D. Esqueces que o livro existe durante algum tempo?
3. Com que frequência costumas ler?
A. Algumas vezes por dia.
B. Uma vez por dia.
C. Duas a três vezes por semana.
D. Uma vez por mês ou menos.
4. Depois de ler um livro, no meio da história ou depois de fechar o livro…
A. Não consegues parar de pensar nos personagens e no enredo.
B. Recomendas o livro a todos os teus amigos e familiares.
C. Relembras a história e guardas a magia para ti.
D. Não pensas muito nele.
5. Quando vais à biblioteca...
A. Há vários títulos que te chamam a atenção e queres levá-los a todos para ler.
B. Todas as semanas/meses levas um livro para casa.
C. Lês os livros que te parecem interessantes na biblioteca.
D. Não costumas frequentar a biblioteca.
6. Quando lês um livro…
A. Consegues lê-lo em qualquer lugar.
B. Precisas de estar num lugar tranquilo e silencioso.
C. O barulho incomoda-te e leva-te a ler mais devagar.
D. Tens de o ler em voz alta para te concentrares.
7. Quanto tempo demoras a ler?
A. Saboreias cada palavra, mas já és "pro" e acabas o livro numa tarde.
B. Lês com muita atenção e levas no máximo uma semana.
C. Em duas a três semanas está feito!
D. Alguns meses.
8. O que fazes ao encontrar uma palavra difícil num livro?
A. Procuras a palavra no dicionário.
B. Pedes a alguém que te explique.
C. Tentas descobrir o significado através do contexto.
D. Ignoras e continuas a ler.
9. O que achas mais importante num livro?
A. Ter uma boa história.
B. Ter personagens interessantes.
C. Ter capítulos curtos.
D. Ter muitas ilustrações.
10. O que te faz gostar mais de um livro?
A. O título chamativo, a sinopse interessante e o autor que já conheces tão bem.
B. Uma sinopse intrigante.
C. Um título interessante.
D. A capa e o aspeto das páginas.
Apura os resultados!
Se escolheste mais respostas do tipo A - És um… leitor fanático ou dedicado
Devoras livros uns atrás dos outros e interessas-te por várias obras ao mesmo tempo. Adoras misturar géneros e conhecer novos autores. É o teu passatempo favorito! Resumindo: tu não és tu sem ter um livro sempre à mão para qualquer ocasião.
Tens mais respostas do tipo B - És um… leitor apaixonado
Os livros transportam-te para o mundo da imaginação. Para ti, cada história é fascinante e precisa de ser sentida intensamente, especialmente as tuas favoritas, que adoras reler! Sabias que as pessoas que adoram ler são chamadas de bibliófilas? A palavra junta “biblio” que significa livro, em grego, e “filo” que significa amante.
Se a maioria das tuas respostas é tipo C - És um… leitor aventureiro
Para ti, cada livro é uma aventura nova. Nem sempre tens tempo para ler, mas fazes questão de o fazer. Por vezes, ficas indeciso, por isso, gostas que te recomendem títulos. Além disso, esperas ansiosamente uma adaptação para o cinema!
Com mais respostas tipo D - És um… leitor cabeça na lua
Precisas de ler mais! Sabias que ler estimula o raciocínio, ajuda a escrever, melhora a criatividade, o vocabulário e o pensamento crítico? Experimenta ir à biblioteca e procura um livro que vá ao encontro dos teus interesses.