Sara Bensliman Bensaúde teve um papel importante na vida dos netos que passaram grandes temporadas em casa da avó materna. Jorge, ainda não tinha completado 15 meses quando o marido de Sara (seu avô materno) faleceu, oito anos depois de ser ministro dos Negócios Estrangeiros da Ditadura Nacional entre 1930 e 1932. Nesse período, foram várias as vezes em que Fernando Branco representou Portugal nas assembleias da Sociedade das Nações (espécie de 'mãe' das Nações Unidas) que se realizavam em Genebra.
O pequeno Jorge não deve ter conservado memórias de andar ao colo do avô, mas nunca esqueceu a incrível viagem que fez quando tinha oito anos, e a carreira clínica do pai o fez subir com ar seguro e confiante as escadas de um avião da Pan Am que o haveriam de fazer voar até aos Estados Unidos. Em 1947, as viagens de avião eram raras, e os portugueses que voavam ainda menos.
A pose afável mas determinada com que a criança acena para quem em terra a vê partir - como mostra a imagem publicada na capa da Revista do Expresso de 20 de janeiro de 1996 - é uma alegoria do que viria a ser vida deste homem que desde cedo se bateu por ideais e pela construção de um mundo mais fraterno e menos desigual.