A BYD, a maior fabricante de carros elétricos da China, fechou um acordo de mil milhões de dólares (942,5 milhões de euros ao câmbio atual) para instalar uma fábrica na Turquia, avançou a agência Anadolu na terça-feira.
O acordo surge no momento em que a BYD, o segundo maior fabricante mundial de veículos elétricos a seguir à Tesla, perde competitividade no preço dos carros que coloca no espaço europeu, depois de a Comissão Europeia ter concluído que marcas chinesas estão em concorrência desleal para com as marcas europeias.
Embora o governo turco também tenha tomado medidas para apoiar os fabricantes de automóveis do país, aplicando uma tarifa adicional de 40% às importações de veículos chineses, a Turquia faz parte da União Aduaneira da UE, o significa que os veículos fabricados no país e exportados para o bloco podem evitar a tarifa de 17,4% imposta pelos 27 na quinta-feira passada.
Com início de produção previsto para o final de 2026, a nova fábrica terá capacidade para produzir até 150 mil veículos por ano e prevê-se que crie cerca de cinco mil postos de trabalho.
Segundo a BBC, no final do ano passado, a BYD anunciou que ia construir uma fábrica na Hungria, a primeira da marca na Europa.