Transportes

Bruxelas aprova com condições compra pela Lufthansa da companhia aérea italiana ITA

Na transação, as autoridades reguladoras da UE pressionaram as partes no sentido de obterem melhores concessões, numa tentativa de preservar a concorrência leal nos voos com partida dos aeroportos de Milão Linate e Roma

O grupo Lufthansa assegura 42 voos por dia nos aeroportos portugueses no verão de 2025
Foto Reuters/Kai Pfaffenbach

A Comissão Europeia aprovou esta quarta-feira a compra de 41% da companhia aérea italiana de bandeira ITA Airways pelo grupo de aviação alemão Lufthansa, mas sujeita ao cumprimento de 'remédios' por temer restrições à concorrência e preços mais altos.

Em comunicado divulgado, o executivo comunitário dá conta de que aprovou, ao abrigo das regras da União Europeia (UE) para fusões, a aquisição conjunta da ITA Airways pela Lufthansa e pelo Ministério da Economia e das Finanças de Itália, sendo que o Governo italiano detém a totalidade da transportadora e vai alienar uma parte (41%) ao grupo alemão.

Bruxelas vinca que "a aprovação está condicionada ao cumprimento integral das medidas corretivas propostas pela Lufthansa e pelo Ministério da Economia e das Finanças", assentando elas no acesso das companhias concorrentes às rotas de curta e longa distância através de acordos e na cedência de 'slots' (faixas horárias para descolagem e aterragem) no aeroporto de Milão Linate.

A aprovação surge depois de, em março passado, o executivo comunitário ter indicado, a título preliminar, que o negócio poderia restringir a concorrência em determinadas rotas (de curto e longo curso) no mercado dos serviços de transporte aéreo de passageiros com origem e destino em Itália, situação que poderia levar a um aumento dos preços ou uma diminuição da qualidade dos serviços.

Antes, em janeiro passado, Bruxelas deu início a uma investigação aprofundada à compra.

Foi para evitar este cenário que a Comissão Europeia impôs estes 'remédios', argumentando na nota divulgada que "a Lufthansa e a ITA exploram uma vasta rede de rotas a partir dos seus respetivos aeroportos centrais na Áustria, Bélgica, Alemanha, Suíça e Itália".

A instituição argumenta ainda que, "embora a ITA apresente atualmente bons resultados, a sua sustentabilidade a longo prazo enquanto transportadora autónoma continuaria a ser muito incerta na ausência da operação", daí a 'luz verde' à transação.

Bruxelas foi notificada sobre o negócio em novembro passado, que assenta na aquisição pela Lufthansa de uma participação de 41% na ITA por 325 milhões de euros, com o restante a dizer respeito à participação do Estado italiano.

Criada em outubro de 2020, a companhia área italiana de bandeira ITA veio suceder à Alitalia, que encerrou após mais de 70 anos de atividade e depois de várias tentativas falhadas de tornar a empresa lucrativa.

À semelhança da antecessora, a ITA é de momento detida na totalidade pelo Governo italiano através do seu Ministério da Economia e das Finanças.

Numa altura em que o Governo português já anunciou a intenção de privatizar pelo menos 51% da TAP, a companhia área alemã Lufthansa foi uma das transportadoras que manifestou interesse no negócio.