O presidente da TAP, Luís Rodrigues, assegurou esta terça-feira, no Parlamento, que nunca falou com o ex-primeiro-ministro. Disse-o em resposta aos deputados, na sequência das escutas a António Costa, no âmbito da Operação Influencer, onde o antigo primeiro-ministro é ouvido a afirmar que é preciso demitir a ex-presidente da companhia para evitar danos reputacionais para o Governo e substituí-la pelo então presidente da SATA.
"Nunca falei com António Costa", afirmou Luís Rodrigues, esclarecendo os deputados que questionaram o gestor sobre se teria falado com o ex-primeiro-ministro sobre a sua possível ida para a liderança da companhia. "Fico muito lisonjeado com o comentário. Não conheço o Dr. António Costa, nunca o vi nem falei com ele por qualquer meio pessoal ou outro", frisou.
António Costa, ouve-se nas escutas noticiadas esta terça-feira pelo Correio da Manhã e a CNN Portugal, apontou o nome de Luís Rodrigues ao então ministro das Infraestruturas, João Galamba, para substituir Christine Ourmières-Widener, considerando-o “um gajo muito bom”. Disse ainda que Luís Rodrigues, então presidente da SATA, seria “um fator de tranquilidade e descompressão”.
Galamba perguntou a Costa se Luís Rodrigues aceitaria. António Costa diz que sim, acrescentando que já tinha falado “com o Fernando [Medina]”.
Luís Rodrigues acabou por aceitar, e assumiu a liderança da TAP em abril de 2023. Christine Ourmières-Widener foi despedida por justa causa, justificação de que discorda e que a terá levado processar a TAP.