Transportes

Grupo Stellantis junta-se aos chineses da Leapmotor e lança empresa de carros elétricos para o mercado global

A nova empresa agora criada, a Leapmotor Internacional, promete carros elétricos a preços competitivos, mas ainda não revela valores. Os primeiros modelos deverão começar a chegar ao mercado europeu a partir de setembro deste ano

A construtora automóvel Stellantis, liderada pelo gestor português Carlos Tavares, e a empresa chinesa de carros elétricos Leapmotor anunciaram esta terça-feira em conferência de imprensa a criação oficial da Leapmotor International B.V., uma joint venture liderada pela Stellantis, com 51% do capital.

Para já a nova empresa está a preparar o lançamento dos modelos T03 e C10, primeiro nos mercados europeus e expandindo em seguida para a Índia e Ásia-Pacífico (excluindo a Grande China), Médio Oriente e África e América do Sul a partir do quarto trimestre de 2024.

O T03 é um veículo elétrico do segmento A, urbano, com autonomia de 265 quilómetros e o C10 é um veículo do segmento D totalmente equipado e centrado na família, com autonomia de 420 km. Os preços, para já, ainda não foram divulgados.

Negociações começaram em outubro

Em outubro de 2023, as duas empresas já tinham anunciado o início dos investimentos que levariam à criação da Leapmotor International, que também teria direitos exclusivos para exportação e venda, assim como fabricação de produtos Leapmotor fora da Grande China.

A nova empresa garante que a parceria visa impulsionar ainda mais as vendas da Leapmotor na China, o maior mercado do mundo, ao mesmo tempo que aproveita a presença comercial global estabelecida da Stellantis para acelerar significativamente as vendas da marca Leapmotor noutras regiões do planeta.

Carlos Tavares diz que vai “competir com as marcas chinesas”

Para Carlos Tavares, a criação da Leapmotor International é um grande passo para “competir com as marcas chinesas existentes nos principais mercados” em todas as partes do mundo. O gestor explica ainda que, “aproveitando a nossa presença global, em breve seremos capazes de oferecer aos nossos clientes veículos elétricos com preços competitivos”.

Jiangming Zhu , presidente e fundador da Leapmotor, diz que a parceria entre a sua empresa e a Stellantis “demonstra um alto nível de eficiência, abrindo um novo capítulo na integração global da indústria de veículos elétricos inteligentes da China”.

A oferta de carros elétricos da Leapmotor International é considerada, pelos responsáveis da nova empresa agora criada, complementar à tecnologia atual e ao portefólio de marcas da Stellantis “e trará soluções de mobilidade mais acessíveis para clientes globais”.

O plano de lançamento dos veículos da Leapmotor terá início na Europa (França, Itália, Alemanha, Países Baixos, Espanha, Portugal, Bélgica, Grécia, Roménia) a partir de setembro de 2024.