O Mercedes Vision EQXX partiu de Riade, capital da Arábia Saudita, e terminou a sua viagem no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU). A distância, de 1010 quilómetros, foi percorrida no passado dia 8 de março a uma velocidade média de 79,4 km/h (68,7 km/h, incluindo o tempo em que o veículo esteve parado), com um único carregamento de eletricidade.
Em comunicado divulgado esta sexta-feira, a Mercedes sublinha que o consumo médio de energia elétrica nesta viagem rondou os 7,4 kWh/100 km, o que equivale a cerca de 0,9 l/100 km num veículo a gasolina. Durante a viagem chegou a rodar na casa dos 140 km/h de velocidade máxima.
Esta é já a terceira viagem de longa distância de mais de 1.000 quilómetros realizada por este protótipo da marca germânica, mas é a primeira em ambiente de deserto, neste caso, na zona arábica, com uma temperatura do ar ambiente de até 34 graus célsius.
De Riade até ao Dubai em 14 horas
O local de partida da viagem na Península Arábica foi o Mercedes-Benz Center em Riade, na Arábia Saudita, e o destino foi o recém-inaugurado Mercedes-Benz Brand Center no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
O percurso de 1010 quilómetros foi realizado num total de 14 horas e 42 minutos. Tendo partido de Riade pelas 4h15 com a bateria totalmente carregada, “o Vision EQXX ainda tinha uma autonomia de 309 quilómetros quando chegou ao Dubai pelas 19h57”, sublinha a Mercedes em comunicado.
O percurso passou por áreas urbanas e suburbanas em Riade e no Dubai com trânsito intenso, e longos troços de autoestrada em deserto aberto.
A marca germânica nota que “o Vision EQXX provou por duas vezes a sua capacidade de percorrer mais de 1000 quilómetros com uma única carga da bateria (Sindelfingen – Cassis e Untertürkheim – Silverstone)”. E avança que “o objetivo desta terceira viagem era maximizar a eficiência em todas as áreas e examinar o desempenho do sistema em condições extremas no deserto”.
Painéis solares no tejadilho
A Mercedes garante que o sistema de ar condicionado esteve operacional durante a viagem com um “impacto negativo mínimo” na eficiência energética.
O sol do deserto também permitiu aos engenheiros da Mercedes a oportunidade de examinar de perto o desempenho do teto solar do Vision EQXX. As 117 células fotovoltaicas são utilizadas para alimentar muitos dos aparelhos auxiliares, reduzindo o consumo de energia e melhorando a eficiência global, explicam os técnicos da Mercedes.