Transportes

Mercedes tem um carro elétrico que fez mais de 1000 quilómetros no deserto com uma única carga

Na primeira viagem de mais de 1000 quilómetros em ambiente de deserto, entre Riade e o Dubai, a Mercedes testou um carro elétrico, que percorreu a distância com uma única carga, e com um consumo equivalente a 0,9 litros de gasolina por cada 100 quilómetros

D.R.

O Mercedes Vision EQXX partiu de Riade, capital da Arábia Saudita, e terminou a sua viagem no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU). A distância, de 1010 quilómetros, foi percorrida no passado dia 8 de março a uma velocidade média de 79,4 km/h (68,7 km/h, incluindo o tempo em que o veículo esteve parado), com um único carregamento de eletricidade.

Em comunicado divulgado esta sexta-feira, a Mercedes sublinha que o consumo médio de energia elétrica nesta viagem rondou os 7,4 kWh/100 km, o que equivale a cerca de 0,9 l/100 km num veículo a gasolina. Durante a viagem chegou a rodar na casa dos 140 km/h de velocidade máxima.

Esta é já a terceira viagem de longa distância de mais de 1.000 quilómetros realizada por este protótipo da marca germânica, mas é a primeira em ambiente de deserto, neste caso, na zona arábica, com uma temperatura do ar ambiente de até 34 graus célsius.

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De Riade até ao Dubai em 14 horas

O local de partida da viagem na Península Arábica foi o Mercedes-Benz Center em Riade, na Arábia Saudita, e o destino foi o recém-inaugurado Mercedes-Benz Brand Center no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O percurso de 1010 quilómetros foi realizado num total de 14 horas e 42 minutos. Tendo partido de Riade pelas 4h15 com a bateria totalmente carregada, “o Vision EQXX ainda tinha uma autonomia de 309 quilómetros quando chegou ao Dubai pelas 19h57”, sublinha a Mercedes em comunicado.

O percurso passou por áreas urbanas e suburbanas em Riade e no Dubai com trânsito intenso, e longos troços de autoestrada em deserto aberto.

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A marca germânica nota que “o Vision EQXX provou por duas vezes a sua capacidade de percorrer mais de 1000 quilómetros com uma única carga da bateria (Sindelfingen – Cassis e Untertürkheim – Silverstone)”. E avança que “o objetivo desta terceira viagem era maximizar a eficiência em todas as áreas e examinar o desempenho do sistema em condições extremas no deserto”.

Painéis solares no tejadilho

A Mercedes garante que o sistema de ar condicionado esteve operacional durante a viagem com um “impacto negativo mínimo” na eficiência energética.

O sol do deserto também permitiu aos engenheiros da Mercedes a oportunidade de examinar de perto o desempenho do teto solar do Vision EQXX. As 117 células fotovoltaicas são utilizadas para alimentar muitos dos aparelhos auxiliares, reduzindo o consumo de energia e melhorando a eficiência global, explicam os técnicos da Mercedes.