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Hutis fizeram transporte marítimo cair mais de 50% na rota do Mar Vermelho, mas preço dos contentores já começou a descer

A monitorização da rota do Mar Vermelho já registou uma quebra do tráfego mercante de 57% no estreito do Bab-el-Mandeb e de 54% no Canal do Suez desde que a plataforma PortWatch começou a detetar uma redução diária dos movimentos, a 16 de dezembro. O preço dos contentores disparou para um máximo a 25 de janeiro, mas entretanto caiu 17%

Mohamed Abd El Ghany/Reuters

O rombo no tráfego mercante provocado pelas ações de pirataria e terrorismo dos hutis na rota do Mar Vermelho já ultrapassa os 50%, em menos de dois meses e meio, desde que o tráfego é monitorizado pela plataforma PortWatch.

Essa plataforma, que faz uma avaliação diária do transporte marítimo, foi montada pelo Fundo Monetário Internacional e pela Universidade de Oxford e começou a monitorizar em meados de dezembro passado os fluxos na rota do Mar Vermelho, pela qual passa 12% do comércio marítimo mundial e 30% do transporte marítimo de contentores.

A monitorização é feita a partir de dados de satélite que permitem observar o número diário de navios que passam pelo estreito do Bab-el-Mandeb e pelo Canal do Suez.