Transportes

Há 252 milhões de carros nas estradas europeias e só 1,2% são elétricos

Em Portugal, a percentagem de carros movidos a eletricidade é ainda mais baixa que na média europeia, da ordem dos 0,9% do total. Apenas seis países da UE têm uma percentagem de carros elétricos superior a 2%, com destaque para a Suécia, que atinge os 4%

Nuno Fox

Nas estradas da União Europeia circulavam 252 milhões de automóveis de passageiros em 2022, mais 1% que no ano anterior. Em Portugal existia então um parque automóvel de 5,6 milhões de carros, mais 2,8% que em 2021.

Estes são os dados mais recentes do setor a nível europeu, divulgados esta quinta-feira pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA, na sigla em inglês), num relatório onde se conclui que apenas 1,2% dos carros em circulação, àquela data, eram elétricos. Em Portugal, a percentagem de carros movidos a eletricidade é ainda mais baixa, da ordem dos 0,9% do total, segundo a ACEA.

O país europeu com maior percentagem de carros elétricos em circulação é a Noruega, com 20,8% do total. No espaço da UE, apenas seis países têm uma percentagem de carros elétricos superior a 2%, com destaque para a Suécia, com 4% da sua frota automóvel eletrificada.

Em Portugal ainda dominam os motores a gasóleo

Os carros com motor a gasolina dominam a mobilidade na UE, representando 50,6% do total. Seguem-se os carros a gasóleo, que compõem 40,8% do parque automóvel europeu. Em Portugal, à data em análise, ainda dominam os carros a gasóleo (58,8%), seguindo-se os de motor a gasolina (36,5% do total). Os híbridos representam 1,6%.

Os automóveis em circulação na UE têm, em média, 12,3 anos. A Grécia e a Estónia têm as frotas automóveis mais antigas, com veículos com cerca de 17 anos. Já os carros mais novos podem ser encontrados no Luxemburgo (7,9 anos, em média). Em Portugal, a idade média dos carros em circulação é de 13,6 anos, o que o coloca acima da média europeia. Se olharmos apenas para os camiões existentes em Portugal, a idade média é de 15,4 anos.

Temos 537 carros por cada mil habitantes

Em Portugal há 537 carros por cada 1000 habitantes, não muito longe da média europeia, que ronda os 574 carros por mil habitantes. A Polónia tem a maior densidade automóvel da UE (703 automóveis por mil habitantes). Por contraste, a menor densidade de automóveis pode ser encontrada na Letónia (410).

A distância média anual percorrida por cada carro nos países da UE é 12.540 quilómetros.