Transportes

Nunca passaram tantos passageiros pelos aeroportos nacionais como em 2023

Nunca embarcaram e desembarcaram tantos passageiros nos aeroportos portugueses como no ano passado, calcula o INE. Os resultados do ano passado superam já os números de 2019, o último ano sem os efeitos negativos da pandemia no tráfego aéreo

Maremagnum

No ano passado passaram pelos aeroportos portugueses 67,5 milhões de passageiros. É um crescimento de 18,9% na comparação com 2022, e de 12,3% face a 2019, o último ano totalmente livre dos efeitos negativos da pandemia da covid-19 no turismo. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicados esta quarta-feira, 14 de fevereiro, mostram que nunca embarcaram e desembarcaram tantos passageiros pelas infraestruturas aeroportuárias nacionais como no ano passado, sugerindo que a popularidade de Portugal como destino turístico está a reforçar-se e é para durar.

Os aeroportos de Lisboa e do Porto, os dois principais do país, também voltaram a bater recordes de tráfego de passageiros no ano passado, superando os números de 2019. Pelo aeroporto Humberto Delgado passou quase metade do tráfego de 2023: a Portela movimentou 33,6 milhões de passageiros, 49,8% do total. Já pelo aeroporto Francisco Sá Carneiro embarcaram e desembarcaram 15,2 milhões de passageiros. Na comparação com 2022, os crescimentos foram de 19,1% e 20,3%, respetivamente. E superaram em 7,9% e 16% os números de 2019.

O aeroporto de Faro, por sua vez, movimentou 9,6 milhões de passageiros, batendo em 18% os valores de 2022 e em 7% os de 2019.

No que toca ao número de aeronaves que passaram pelos aeroportos portugueses no ano passado, aterraram 243,8 mil voos comerciais em território nacional, mais 12% em relação a 2022 e mais 7% face a 2019.

Já o movimento de carga e correio estabilizou em 2023, ficando-se pelas 223 mil toneladas, praticamente inalterado face a 2022 - mas ainda assim 5,9% acima do registo pré-pandemia.

Reino Unido continua a liderar

No que toca aos países de origem e destino dos passageiros, não houve alterações face ao ano de 2022 - pelo menos nos cinco principais. O Reino Unido foi o principal país de origem e destino de passageiros nos aeroportos portugueses, com aumentos de 16,5% do número de viajantes desembarcados e 16,9% nos embarcados.

Seguem-se, também inalterados no pódio, França, Espanha e Alemanha, nas 2ª, 3ª, e 4.ª posições.

Também firme no 5.º lugar ficou Itália. Foi do país transalpino que, de resto, se registaram os maiores crescimentos anuais de passageiros desembarcados e embarcados, de 31,2% e 31%, respetivamente.

Dezembro volta a registar recorde mensal

A nível mensal, o INE contabiliza 4,5 milhões de passageiros e 20,2 mil toneladas de carga e correio que passaram pelos aeroportos portugueses em dezembro, mais 9,3% e 10,7%, respetivamente, na comparação homóloga e superando em 13,7% e 3,6% os valores pré-pandemia.

A autoridade estatística nacional destaca que “desde o início de 2023, têm-se verificado máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais”, tendo-se registado em dezembro “o desembarque médio diário de 75,9 mil passageiros, valor superior ao registado em dezembro de 2022 (69,4 mil; +9,3%) e 14,7% acima do verificado em dezembro de 2019 (66,2 mil)”