Transportes

Inspeção do carro vai custar mais 1,7 euros a partir de janeiro

O IMT atualizou a tabela de preços das inspeções periódicas obrigatórias, em função da inflação apurada até novembro, resultando num agravamento do preço a pagar pelos proprietários de veículos ligeiros de quase 5%

Carl Court/Getty Images

O custo das inspeções periódicas obrigatórias dos automóveis vai aumentar a 1 de janeiro, com a nova tabela aprovada pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) a traduzir-se, no caso dos veículos ligeiros, num agravamento de 1,7 euros do preço da inspeção, já incluindo o IVA.

De acordo com a nova tabela para 2024, publicada esta sexta-feira em “Diário da República”, a inspeção de um ligeiro no próximo ano custará 29,18 euros mais IVA, resultando num preço final para o proprietário do veículo de 35,89 euros.

Este ano o custo da inspeção periódica de um ligeiro estava fixado em 27,8 euros mais IVA, ou 34,19 euros no preço final.

Também o custo da reinspeção do veículo irá aumentar, dos atuais 6,97 euros para 7,31 euros, mais IVA.

Esta atualização decorre dos valores publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) para a inflação em novembro sem habitação, com um valor médio anual de 4,98%.