Exclusivo

Transportes

Governo liberta Figo Maduro para que obras na Portela avancem mais rapidamente

Último Conselho de Ministros cria condições para que as obras no aeroporto de Lisboa avancem de forma mais célere ao aprovar uma resolução que permite a desafetação de uso militar do aeródromo de Figo Maduro anexo à Portela. Investimento melhora operação, mas não acrescenta capacidade

NUNO BOTELHO

Há mais de dois anos que a ANA afirma que está preparada para avançar com obras no Aeroporto Humberto Delgado, mas o processo tem estado parado. Primeiro esteve à espera que fosse nomeada pelo Ministério das Finanças uma comissão para a negociação do contrato de concessão, o que não chegou a acontecer - e levou mesmo a concessionária a escrever cartas ao então ministro das Finanças, João Leão, a alertar para a questão. Mais recentemente a ANA decidiu avançar e acordou com o ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, renegociar mais tarde o contrato de concessão.

O arranque do investimento de 300 milhões de euros aguarda agora a luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) à realização das obras, como o Expresso noticiou na edição de sexta-feira passada.