Em setembro de 2023 foram vendidos 861.062 carros novos na Europa, o que representa um aumento homólogo de 9,2%, sendo já o décimo quarto mês consecutivo de crescimento do mercado automóvel no Velho Continente.
Os dados, divulgados esta sexta-feira, são da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA, na sigla em inglês), que conclui ainda que nos primeiros nove meses de 2023, o mercado automóvel europeu cresceu 16,9%, totalizando oito milhões de unidades registadas.
Apesar do aumento acumulado no ano, o mercado permanece 20% abaixo do nível pré-pandemia, com 10 milhões de unidades vendidas no período homólogo de 2019.
Em setembro deste ano, a quota de mercado dos automóveis elétricos atingiu 14,8%, um aumento em relação aos 14,1% de setembro do ano anterior. Esta foi, aliás, a terceira vez neste ano que os carros elétricos ultrapassaram o diesel.
O mercado de automóveis a diesel da UE continuou a diminuir em setembro (-12,5%), apesar do crescimento na Alemanha (+4,6%), à medida que as vendas na maioria dos outros mercados do bloco retraíram.
Os automóveis a gasóleo têm agora uma quota de mercado de 12,7%, abaixo dos 15,9% de setembro do ano anterior.
Em setembro de 2023, as vendas de carros a gasolina aumentou 5,5%, embora a sua quota de mercado tenha diminuído de 35,3% para 34,1% em comparação com setembro do ano passado.
Os carros híbridos elétricos mantiveram a posição de segunda opção preferida, representando uma fatia de 27,3% do mercado.