Transportes

Aeroporto em Santarém? "É longe", diz Galamba, prevendo mais 12 anos de Portela (e falando em mais interessados na TAP)

É a primeira vez que o ministro das Infraestruturas faz afirmações públicas sobre a localização do novo aeroporto, considerando "baixa" a probabilidade de Santarém ser a opção escolhida. Galamba antevê ainda mais de uma década de vida para o aeroporto de Lisboa e diz que além dos três grupos de aviação europeus há mais candidatos

MIGUEL A. LOPES

"A única coisa que posso dizer é que ainda vamos ter de viver muitos anos [com o aeroporto da Portela], não sei são 10 ou se são 12”, afirmou João Galamba num painel sobre "Mobilidade Sustentável”, na quarta edição da CNN Portugal Summit. E depois acrescentou: "pelo menos mais 12 anos". O número de anos de vida do aeroporto Humberto Delgado não representa uma surpresa, tem-se previsto que entre estudos, decisão de nova localização e construção será preciso esperar cerca de uma década. Por isso, até lá Lisboa vai manter-se como aeroporto principal do país. No entanto, é a primeira vez que João Galamba o afirma.

O ministro das Infraestruturas prevê ainda que a decisão sobre a localização do novo aeroporto seja tomada no primeiro semestre de 2024. É o prazo que está em cima da mesa, já que a Comissão Técnica Independente tem até ao final do ano para apresentar ao país as localizações em estudo hierarquizadas por ordem de importância. A decisão será depois política, e discutida entre o PS e o PSD, já que foi isso que foi acordado entre o primeiro-ministro, António Costa e o líder social-democrata, Luís Montenegro.

Comentando as possíveis localizações para o novo aeroporto, João Galamba foi duro com a opção Santarém, promovida pelo consórcio que tem Carlos Brazão e o grupo Barraqueiro como promotores, e é fortemente apoiado pelas autarquias da região. "Santarém é longe. Se acho que a probabilidade é alta? Não, é muito baixa", disse assertivamente o ministro das Infraestruturas.

A CTI tem neste momento em análise as opções Portela + Montijo; Montijo + Portela; Alcochete; Portela + Santarém; Santarém; Alcochete + Portela; Pegões, Rio Frio + Poceirão.

Em entrevista na CNN Portugal Summit, o ministro das Infraestruturas sublinhou que o Governo não está interessado em propostas para a privatização da TAP que impliquem a perda do hub (plataforma de distribuição) de Lisboa. E deixa claro que se na corrida pela TAP a proposta da IAG, grupo que agrega a Iberia e a British Airways, implicar a perda do hub de Lisboa, o governo “não vende”. “O hub de Lisboa é algo que queremos manter”, assegurou.

João Galamba afirmou ainda que há mais do que três potenciais candidatos à compra da TAP. “Além dos três grupos de aviação europeus há mais interessados”, avançou. A IAG, o grupo Air France/KLM e a Lufthansa estão entre os potenciais candidatos. Os dois primeiros estão já inclusive em Portugal no terreno. Há também fundos interessados, nomeadamente norte-americanos, como já noticiou o Expresso. "Há interessados fora do setor da aeronáutica. Entre o setor da aeronáutica e da energia", anunciou Galamba.