Exclusivo

Transportes

Luís Rodrigues: o novo líder da TAP já lá passou cinco anos "fantásticos" e defende a urgência de um novo aeroporto (mas não no Montijo)

Discreto, Luís Rodrigues foi a escolha do Governo "para virar a página" na TAP. Terá de preparar a companhia para a privatização, apaziguar trabalhadores, enfrentar um verão com escassez de meios e um aeroporto sobrelotado

Para que o setor aeroportuário português possa aproveitar todo o potencial geográfico e a qualidade dos trabalhadores precisa de um aeroporto com condições de expansão, defendia Luís Rodrigues, quando era presidente de SATA
Ana Baiao

Agora nomeado para a presidência da TAP, Luís Rodrigues sai da SATA, onde esteve a liderar um plano de reestruturação com sucesso, para regressar a uma casa onde já foi feliz. Chega, para já, sozinho, embora possa contar com o seu antigo braço direito na SATA, Mário Chaves, que é desde março o diretor geral da Portugália.

Luís Rodrigues tem como missão pacificar a companhia, negociar os novos acordos de empresa, continuar a aplicar o plano de reestruturação, e preparar a transportadora para a privatização, operação que já está em curso, mas sobre a qual há ainda muito pouca informação.