Exclusivo

Sistema financeiro

Maria Luís Albuquerque dá pontapé de saída na União de Poupanças e Investimentos: "Estamos a perder para parceiros internacionais"

Documento apenas com princípios gerais foi apresentado pela Comissária Europeia pretende fazer com que os europeus invistam poupanças dentro de portas. Será reavaliado em 2027

PATRICIA DE MELO MOREIRA

A Comissão Europeia apresentou esta quarta-feira uma estratégia muito geral para a União de Poupanças e Investimentos, depois de vários anos de atrasos, com medidas que visam tornar o bloco mais atrativo ao investimento e impedir a saída de dinheiro para outras regiões. O documento, apresentado pela comissária portuguesa Maria Luís Albuquerque, assenta em quatro pilares: cidadãos e poupanças; investimento e financiamento; integração e escala; e supervisão do mercado único.