Exclusivo

Sistema financeiro

Fórum do BCE em Sintra prepara-se para o "novo normal" de "uma era de transformação"

Clima, tecnologia, convulsões geopolíticas deverão estar no centro do encontro de decisores de política monetária do Banco Central Europeu em Sintra, cuja 10.ª edição arranca esta segunda-feira. Além da cúpula do BCE, pioneiro a cortar juros, estará também presente Jerome Powell, dos EUA, até agora hesitantes no início de qualquer alívio

Christine Lagarde (BCE) e Jerome Powell (Fed)
Mike Theiler/Reuters

Começa esta segunda-feira, 1 de julho, o Fórum Banco Central Europeu (BCE), um encontro anual de decisores de política monetária, economistas e outros cargos de responsabilidade na vila de Sintra, no distrito de Lisboa. É o 10.º aniversário deste encontro que teve a sua versão inaugural em 2014, motivado pelo então presidente do banco central do euro, Mario Draghi.

Tal como na primeira edição, a 10.ª debate a “mudança”, mas a operar bem além dos limites da política monetária e com impactos muito mais profundos. Esta segunda-feira, Lagarde repete pela 5.ª vez o fórum de Sintra como presidente do BCE, também num mundo em convulsão, e tendo já às costas a crise pandémica e um surto inflacionista, espera-se, na sua fase final. O tema deste ano é “Política monetária numa era de transformação”.