Exclusivo

Sistema financeiro

BCE não quer atribuir "demasiada importância" à reunião de setembro

As atas da reunião de 26 e 27 de julho do BCE revelam que o conselho de banqueiros pediu “cautela em se atribuir demasiada importância” à próxima reunião, a 14 de setembro. A orientação foi deixar tudo em aberto para as próximas reuniões, excluindo, no entanto, qualquer possibilidade de cortar os juros

Horacio Villalobos/Getty Images

O conselho de banqueiros centrais do euro deixou bem expresso na reunião de 26 e 27 de julho que pretende “cautela” em se atribuir “demasiada importância” à próxima reunião, de 14 de setembro, revelam as atas do último encontro de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), publicadas esta quinta-feira.

O consenso que se formou aponta para “uma abordagem de gestão de risco" para as próximas reuniões deste ano, “à luz das incertezas que permanecem”. O acordo que os banqueiros do euro estabeleceram em julho foi traçar duas linhas vermelhas na comunicação do BCE em relação a setembro: nem antecipar um aumento dos juros nem sinalizar que fará uma pausa ou que as taxas diretoras já chegaram a um pico.