A Tessera Inc, subsidiária da Tessera Technologies, Inc, anunciou ter chegado a acordo com a portuguesa Nanium, SA, (ex-Qimonda Portugal) para o licenciamento de tecnologia.
"Ter acesso à tecnologia da Tessera vai permitir-nos crescer e servir clientes no mercado das memórias DRAM e na indústria de semi-condutores" refere Armando Tavares, presidente da Nanium, citado no comunicado divulgado pela Tessera, nos Estados Unidos.
Focada em montar e testar serviços para mercado de memórias DRAM e outros semicondutores, a Nanium está a trabalhar para fornecer produtos como computadores, servidores e vários aparelhos electrónicos como MP3, telemóveis, máquinas fotográficas e consolas de jogos.
O acordo para incorporar tecnologia de encapsulamento da Tessera é válido até 2017 e abrange vários processos de fabrico na área dos semi-condutores, abrindo à Nanium a oportunidade de alargar a sua oferta a novos produtos.
Mais 140 postos de trabalho em Maio
A Nanium, que trabalhava com toda a tecnologia baseada na Qimonda AG, ficou limitada às patentes próprias depois da falência da casa-mãe, na Alemanha, procurando, agora, fazer acordos de licenciamento de tecnologia para ultrapassar esta limitação, avançar na oferta de produtos complementares e conquistar novos clientes e mercados.
A empresa de Vila do Conde, que já foi a maior exportadora nacional e foi a única sobrevivente do universo da Qimonda AG, manteve 240 postos de trabalho, devendo readimitir mais 140 em Maio. A empresa admite vir a empregar 700 pessoas quando estiver a trabalhar em velocidade cruzeiro.