Economia

Moody's corta rating da EDP, REN e ANA

A agência de notação financeira Moody's baixou o rating da EDP, REN e ANA dois dias depois de ter revisto em baixa a classificação da República Portuguesa.
Num comunicado enviado ao regulador do mercado, a EDP anuncia a revisão em baixa do 'rating' de A3 para Baa1, com 'outlook' estável, salientando que segue "a revisão em baixa da notação de 'rating' da República Portuguesa para "A3" com 'outlook' negativo de A1 (com revisão para possível baixa do rating)".



A EDP acescenta que a revisão reflete a decisão da Moody's em avaliar a empresa com base na sua qualidade de crédito individual, retirando-lhe o benefício de um nível que o 'rating' da EDP incorporava e que reflectia a possibilidade de um apoio extraordinário da República Portuguesa.



O site da Moody's informa que a revisão em baixa do 'rating' da ANA (empresa que gere os aeroportos portugueses) de A2 para A3, com Outlook estável, reflete também a exposição da empresa aos mercados domésticos e um perfil de liquidez modesto que está  dependente do acesso ao financiamento bancário, entre outros fatores.



A descida do 'rating' da REN (empresa que gere a rede elétrica), que baixou de A3 para Baa1 e tem um 'outlook' negativo está relacionado com os fatores anteriormente apontados, mas também com com a possibilidade do Estado português reduzir a sua participação na elétrica nacional avançandos com mais privatizações.