Média

António José Teixeira sai da direção de informação da RTP em reorganização que inclui saída de 97 trabalhadores

O jornalista ocupava o cargo desde 2020. O Conselho de Administração da RTP anunciou outras mudanças na organização da emissora pública, de onde saem 97 trabalhadores, incluindo quatro diretores, no âmbito do plano de saídas voluntárias. Vítor Gonçalves foi anunciado como o sucessor

António José Teixeira foi diretor de informação da RTP até ao fim de junho de 2025
Pedro Pina / RTP

António José Teixeira vai deixar de ser diretor de informação da RTP. A informação foi confirmada pela SIC Notícias. A decisão administração da televisão pública terá sido comunicada, esta segunda-feira, ao Conselho Geral Independente (CGI) da RTP.

O jornalista, que antes tinha passado pelo canal de televisão da Impresa, grupo que detém o Expresso, tinha assumido funções enquanto diretor de informação da RTP há cinco anos e estava na direção de informação dos canais públicos desde 2015.

A mudança acontecerá num quadro de reestruturação do modelo de gestão da informação da empresa de serviço público de media, que poderá passar a juntar a rádio e a televisão sob a alçada de uma mesma direção de informação.

Entretanto, a agência Lusa avançou que esse quadro passa, para já, por uma nova organização da RTP, que terá 23 diretores, face aos atuais 30 diretores e diretores-adjuntos, anunciou esta terça-feira o Conselho de Administração, adiantando que saem 97 trabalhadores no âmbito do plano de saídas voluntárias.

Num comunicado a que Lusa teve acesso, o órgão liderado por Nicolau Santos refere que “face aos objetivos inscritos no novo Projeto Estratégico para o triénio 2024-2026 e aos enormes desafios que os media enfrentam entende o Conselho de Administração (CA), depois de cuidada ponderação, ter chegado o momento para a reorganização interna da RTP”.

A “urgente transição digital e a cada vez mais necessária otimização de processos exige um aumento da capacidade de resposta aos novos desafios na gestão do Serviço Público de Media”, refere o comunicado, no mesmo dia em que a direção de informação da RTP liderada por António José Teixeira foi demitida.

Desta forma, “com a concretização do Plano de Saídas Voluntárias e a saída de cerca de 97 trabalhadores, onde se incluem quatro diretores, o CA decidiu avançar com uma alteração do organograma da RTP, com o objetivo de tornar a empresa mais eficiente, rejuvenescida e mais preparada para as transformações no sector dos media” e “acelerando a mudança com vista à implementação das medidas inscritas no projeto estratégico”.

Em particular “no que se refere à transição digital e tendo igualmente em consideração o recente Plano dos Media criado pelo Governo”, adianta o CA.

Atividade partida por 28 direções, menos 11 do que as atuais

O organograma da RTP passa a estar organizado em quatro grandes áreas de atividade e será subdividido em 28 direções, em vez das 39 atuais: corporativa (10), operações (4), conteúdos temáticos (7) e conteúdos programáticos (7).

“Serão ainda criados três comités de apoio ao CA, formados por pessoas com visões e funções diferentes dentro da RTP, que permitam uma resposta estratégica a temas transversais”, refere a administração.

Nesta nova organização, “a RTP passa a ter 23 diretores (com cinco direções em acumulação) que comparam com os atuais 30 diretores e diretores-adjuntos a reportar ao CA”.

Segundo a administração, os novos responsáveis das diferentes direções “irão propor a melhor abordagem e organograma das respetivas áreas, tendo em vista os objetivos definidos no Projeto Estratégico, e as necessidades de recursos humanos a contratar ou a formar”.

A administração refere ainda que para a implementação do novo organograma “foram cumpridos os procedimentos legais aplicáveis, designadamente no que respeita ao CGI [Conselho Geral Independente] e à ERC [Entidade Reguladora para a Comunicação Social]”.

A reorganização é implementada a partir de 1 de julho, ou seja, na próxima semana.

Vítor Gonçalves é o novo diretor de informação da RTP

O jornalista Vítor Gonçalves é o novo diretor de informação da RTP, que substituirá no cargo António José Teixeira, afastado na segunda-feira pelo Conselho de Administração da empresa pública de televisão, disse à Lusa fonte da empresa.

Vítor Gonçalves, de 56 anos, é jornalista na RTP há 33 anos, tendo sido diretor-adjunto e correspondente da televisão pública em Washington. Assina neste momento o programa “Grande Entrevista”, às quartas-feiras, na RTP3.

Ao que o Expresso apurou, a reestruturação também inclui as despromoções de Nuno Galopim do cargo de diretor da Antena 1 e de Teresa Paixão de diretora da RTP2, função que exercia há cerca de uma década.

Nuno Reis, diretor da Antena 3, deverá ficar como responsável pelas rádios, enquanto o diretor de informação mantém-se Mário Galego – ele próprio substituiu João Paulo Baltazar há cerca de dois anos como diretor de informação da rádio pública.

[Notícia atualizada às 22h24]