Indústria

Venda de carros a gasóleo está em queda na Europa mas na Alemanha continua a aumentar

França foi o país onde as vendas de carros a gasóleo mais caíram em janeiro deste ano (-23,4% em termos homólogos), mas na Alemanha a procura aumentou 4,3%, em contraciclo com a generalidade da União Europeia

Jianan Yu

Em janeiro de 2024, as vendas de automóveis equipados com motores a gasóleo atingiram as 114.415 unidades, representando uma quota de mercado de 13,4% do total, abaixo dos 15,8% em igual período de 2023.

A informação foi divulgada esta terça-feira pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA, na sigla em inglês), que conclui ainda que o mercado de automóveis com motores a gasóleo contraiu 4,9% em janeiro, com descidas acentuadas em alguns dos principais mercados como a França (-23,4%), Espanha (-10,2%) e Itália (-8,7%). Em Portugal, a quebra nas vendas de carros a gasóleo foi de -35,6% em termos homólogos, embora faça parte dos mercados de média dimensão à escala europeia.

No entanto, a Alemanha, que é considerada como um dos principais mercados da UE, divergiu desta tendência, com uma taxa de crescimento de 4,3% nas vendas de carros a diesel – numa orientação que já vem dos últimos meses do ano passado.

Vendas de carros em geral sobem 12,1%

No total, em janeiro deste ano, foram vendidos 851.690 carros novos da União (UE), o que representa um aumento homólogo de 12,1%.

De acordo com a ACEA, todos os principais mercados do bloco europeu “registaram um crescimento significativo” na venda de novos automóveis, com a Alemanha (+19,1%), Itália (+10,6%), França (+9,2%) e Espanha (+7,3%) na liderança.

No mês de janeiro de 2024 foram matriculados em Portugal 15.737 automóveis ligeiros de passageiros novos, ou seja, mais 7,5% que no mesmo mês do ano anterior.

Elétricos representam 10,9% do mercado

Em janeiro, os automóveis elétricos representavam 10,9% da quota de mercado (contra 9,5% em janeiro de 2023), enquanto os automóveis híbridos elétricos detinham uma quota de quase 30%, “solidificando a sua posição como a segunda escolha preferida entre os compradores de automóveis da EU”, sublinha a ACEA.

A quota de mercado combinada de automóveis a gasolina e gasóleo totalizou quase 50% em janeiro de 2024, marcando um declínio em relação aos 54% de há um ano.

No que respeita apenas à venda de carros elétricos, a ACEA conclui que, em janeiro de 2024, aumentaram 28,9%, para 92.741 unidades. Os quatro maiores mercados da UE – que, juntos, abrangem 66% de todos os registos de automóveis elétricos – acumularam “ganhos robustos de dois dígitos”: Bélgica (+75,5%), Países Baixos (+72,2%), França (+36,8%) e Alemanha (+23,9%) em termos homólogos.

Procura de carros híbridos em alta

Já a comercialização de automóveis híbridos na UE aumentou 23,5%, impulsionada por um crescimento em Espanha (de +26,5%), França (+29,9%), Alemanha (+24,3%) e Itália ( +14,2%). “Isto resultou na venda de 245.068 unidades no primeiro mês de 2024, representando 28,8% da quota de mercado da EU”, sublinha a ACEA.

Em relação aos carros com motor a gasolina, em janeiro de 2024 este segmento expandiu-se 4%, impulsionado por aumentos em mercados como Itália (+26,7%) e Alemanha (+16,9%). Apesar de manter a liderança com 35,2% do mercado em janeiro, a quota dos automóveis a gasolina diminuiu de 37,9% no mesmo mês de 2023.