Exclusivo

Impostos

Brinde nos salários e pensões em setembro, ligeiro aumento daí em diante: o que já se sabe do novo IRS em 10 perguntas e respostas

Após muitas dúvidas, o Governo decidiu fazer refletir já em 2024 a descida adicional de IRS. O apuramento final do imposto ocorrerá para o ano mas, de setembro em diante, haverá contribuintes que já vão sentir esta redução adicional. Deixamos-lhe um explicador com o que já se sabe de um alívio que é menos de metade do IRS Jovem que está prometido (e também se aplica aos jovens)

Tiago Petinga/EPA

Este ano o IRS teve uma dupla descida: uma, logo no Orçamento do Estado para 2024, e outra, adicional, que já foi viabilizada pelo Presidente da República. O imposto final a pagar será calculado pelo Fisco daqui a um ano, quando forem entregues as declarações de IRS de 2024, mas, até lá, há retenções na fonte que se alteram, fazendo oscilar salários e pensões (acima do salário mínimo).

O que vai acontecer? Esta redução é grande ou pequena? Porque é que PS e Governo se engalfinharam? E de quem é esta redução de IRS? Deixamos-lhe um explicador com o que já se sabe até agora.