Todos os anos um número crescente de autarquias resolve aliviar o IMI (imposto municipal sobre imóveis) aos seus proprietários, mas, ainda assim, continua a haver uma percentagem considerável de municípios que têm as taxas a gravitar em torno dos máximos permitidos por lei.
O pagamento da primeira prestação do imposto arranca este mês, com o Orçamento do Estado a antecipar um encaixe de 1,54 mil milhões de euros, mais 3% do que no ano passado.
Apesar de o IMT (imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis) ter mais do que triplicado numa década, devido ao disparo dos preços de mercado, o valor do IMI tende a manter-se relativamente estável, pelo facto de o valor patrimonial tributário ser muito desfasado dos valores reais dos negócios.