O email fraudulento está a chegar às caixas de alguns contribuintes desde o início do mês, quando começou o prazo para entrega das declarações de IRS.
A mensagem, que parece remetida pela Autoridade Tributária, fala de divergências na declaração e sugere ao utilizador que clique num link para a corrigir.
A Autoridade Tributária já sinalizou o email como falso e alerta que este tipo de burlas tem como objetivo levar os recetores a clicarem em links maliciosos para depois dar acesso a dados pessoais. Em comunicado, o Fisco diz que estas mensagens devem ser ignoradas e apagadas.
Aconselha ainda que os contribuintes verifiquem sempre o remetente, não respondam ao email nem cliquem nos links enviados e que nunca partilhem os acessos pessoais ao Portal das Finanças.
Além disto, neste caso, o email em circulação surge assinado pela suposta Diretora-Geral com o nome de Ifigênia Pilar. No entanto, a atual diretora da Autoridade Tributária é Helena Borges.
Este ano, é a segunda vez que a AT emite avisos sobre mensagens fraudulentas relativas ao IRS. No mês passado, alguns contribuintes receberam um email que sugeria que era possível obter um reembolso através de um link malicioso.