Exclusivo

Fundos europeus

Von der Leyen traça plano para apanhar EUA e China: “Temos um caminho, temos vontade política” (mas não fala na emissão de dívida conjunta)

Simplificar, reduzir a burocracia e os preços da energia, mexer na Lei do Clima, nas regras de concorrência e aumentar a coordenação europeia. Criar um novo regime legal comum para startups e empresas de capitalização média e captar as poupanças privadas para financiar empresas inovadoras. É longa a lista de intenções da Presidente da Comissão Europeia para recuperar o fosso económico e de inovação face aos Estados Unidos e China

Philippe BUISSIN

Ursula von der Leyen chamou-lhe Bússola para a Competitividade, uma longa lista de propostas, estratégias e visões para orientar a União Europeia (UE) nos próximos cinco anos e tirá-la "agonia lenta", diagnosticada pelo ex-primeiro-ministro italiano Mario Draghi.

A presidente da Comissão Europeia promete um corte de gigante na burocracia, medidas para reduzir o preço da energia e atrair investidores para a Europa. A alemã tenta ver-se livre das queixas de empresas e governos sobre o excesso de regulação e procedimentos. O objetivo passou a ser cortar 25% do fardo administrativo para as grandes empresas e 35% para as PME (pequenas e médias empresas). Falta saber quando quer ver a meta cumprida.