Fundos europeus

Bruxelas cofinancia projetos 5G incluindo cabos submarinos para ligação com regiões ultraperiféricas

Bruxelas vai cofinanciar 37 projetos para criação de infraestruturas 5G, incluindo cabos submarinos para ligação às regiões ultraperiféricas, como os Açores e Madeira. O orçamento total é de 252 milhões de euros

YVES HERMAN/REUTERS

A Comissão Europeia vai cofinanciar 37 projetos para criação de infraestruturas 5G na União Europeia (UE), incluindo cabos submarinos para ligação às regiões ultraperiféricas (RUP), como os Açores e Madeira.

O orçamento de 252 milhões de euros, no âmbito do Mecanismo Interligar a Europa (MIE Digital), será atribuído a projetos para desenvolvimento de infraestruturas 5G em comunidades locais - como universidades e hospitais para melhorar a qualidade de serviços de interesse público - ao longo dos principais corredores de transporte europeus, bem como para a instalação de cabos submarinos, melhorando a segurança e a resiliência das redes de base na e para a UE.

Entre os projetos apoiados está a ligação por cabos submarinos entre as RUP no oceano Atlântico e o continente europeu, bem como o reforço da conectividade para África.

No comunicado, Bruxelas lembra estar ainda aberto - até 20 de fevereiro - o concurso para cofinanciamento de novos projetos MIE Digital.