Economia

Está na moda ser padeiro (fotogaleria)

A Padaria Portuguesa e Eric Kayser resgataram o fabrico artesanal de pão e juntaram-lhe uma marca e uma estratégia de abertura de lojas em cadeia.

Catarina Nunes (www.expresso.pt)

Nuno Carvalho (ex-Jerónimo Martins) decidiu abrir guerra ao pão industrializado e às padarias tradicionais com pouca variedade e resgatou o fabrico artesanal. Falou na ideia ao primo, José Diogo Quintela (um dos membros do 'Gato Fedorento'), que entrou como sócio financeiro. A primeira loja foi inaugurada em Novembro do ano passado, com uma abertura na avenida João XXI, e hoje já têm quatro espaços.

A Eric Kaiser, por seu lado, instalou-se no Amoreiras Plaza em julho, depois de andar a dar provas lá fora, em particular em França, de onde é originária, e em países tão exóticos como Senegal, Marrocos e Líbano (ex-colónias francesas) ou Emirados Árabes Unidos, Taiwan e Ucrânia, entre outros. Eric Kayser veio a Lisboa esta semana para a inauguração oficial da primeira loja nacional. Uma deslocação que faz parte de um périplo mundial de novas aberturas, em que faz questão de supervisionar todos os detalhes in-loco.

 

Veja a fotogaleria:
Leia mais na edição impressa do Expresso Economia de amanhã, 24 de setembro, ou clicando aqui, onde a edição da banca está disponível para assinantes a partir das 00h01 de sábado.