A The Fladgate Partnership (TFP) comprou a Quinta do Portal, especializada nos vinhos DOC Douro, e iniciou uma pequena revolução interna. A empresa, dona da Taylor´s Croft e Fonseca, que tem trabalhado no Douro focada em exclusivo no Vinho do Porto, alarga, agora, a sua oferta aos vinhos tranquilos da região.
A transação, cujo valor não foi divulgado, inclui também as quintas do Confradeiro e Abelheira, num total de 53 hectares, adega e armazém de envelhecimento projetado pelo Arquiteto Álvaro Siza Vieira, assim como os stocks, o boutique hotel Casa das Pipas e o restaurante.
Os vinhos do Douro “irão fortalecer a presença internacional da Fladgate Still & Sparkling Wines, a divisão de vinhos tranquilos da TFP, nos mercados de exportação, complementando a oferta existente de Vinhos Verdes, Dão e Bairrada”, anuncia a Fladgate em comunicado divulgado esta segunda-feira.
“Esta aquisição mostra a nossa aposta nos vinhos tranquilos portugueses que, juntamente com os nossos vinhos do Porto, reforçarão a imagem de Portugal como produtor de excelência, afirma Adrian Bridge, diretor-geral da empresa sobre o negócio. “Esta quinta é uma joia no coração do Douro. A sua localização, altitude e relevo que permite a mecanização são excecionais para a produção de vinhos de mesa”, acrescenta.
“Celebração do património”
Com mais de 330 anos de história no Douro e no Vinho do Porto, vendas na ordem dos €150 milhões e mais de 1.200 trabalhadores, a TFP exporta 93% dos seus vinhos e, no ano passado, já tinha dado um sinal de que estava a mudar de estratégia e a abrir as portas aos vinhos tranquilos ao criar uma divisão especializada neste segmento, na sequência da compra da Ideal Drinks.
“A expansão não é apenas estratégica, mas também representa uma celebração do rico património vitivinícola de Portugal, permitindo à empresa continuar a ser uma embaixadora orgulhosa do vinho português”, afirma o comunicado.
Sobre a aquisição da Quinta do Portal, a TFP sublinha tratar-se de uma empresa “com décadas de excelência na produção de vinhos de mesa de alta qualidade”, que “representa uma fusão de experiências e paixões pelo vinho, já que Pascal Chatonnet (enólogo responsável pelo suporte técnico da quinta), supervisiona também a Fladgate Still & Sparkling Wines”.
Para além do vinho do Porto, onde marca presença com a Taylor’s(1692), Croft(1588) e Fonseca, soma 500 hectares de vinha, lidera a produção nas categorias especiais e exporta para 105 mercados, a Fladgate também marca presença no turismo, com o The Yeatman Hotel, em Gaia, e o Vintage House Hotel, no Pinhão, detém uma empresa de distribuição e criou o WOW, a partir da renovação de antigos armazéns de vinho do Porto, dando origem a um quarteirão cultural com sete museus, doze restaurantes e bares, lojas, uma escola de vinho e uma galeria de exposições temporárias, em Gaia.