O grupo PBH, da família de Carlos Saraiva, investiu 28 milhões de euros num hotel de cinco estrelas no centro do Porto que combina os conceitos de hotelaria, cultura e artes sob a marca Wine & Books Hotels.
Com 70 quartos com vista para a cidade e 70 postos de trabalho, este é o segundo hotel da marca, já presente em Lisboa desde 2021 e a preparar mais uma inauguração, em 2024, em Sintra.
O grupo PBH é liderado por Carlos Saraiva, o empresário que detinha a cadeia CS, entretanto adquirida, em 2013, pela capital de risco ECS, em sede de Processo Especial de Revitalização (PER).
Grupo também tem alojamento turístico e restauração
Carlos Saraiva manteve, no entanto, algumas unidades e apresenta-se de novo no sector com um portfólio que junta hotéis de cinco estrelas nas marcas Wine & Books Hotels (Lisboa e Porto e Sintra) e VidaMar Hotels & Resorts (Madeira e Alrgarve), a par das unidades de alojamento turístico Montargil Monte Novo, no Alentejo, São Rafael Holidays, Albufeira, e Salgados Beach Villas, na Praia dos Salgados, no Algarve.
O Grupo está também presente no setor da restauração, com vários restaurantes, como o Mamma Mia, na Madeira, o Primadonna, no Algarve, ou o Tasca da Memória, em Lisboa, sob orientação do chef Vittorio Colleoni, distinguido com uma estrela Michelin, que também vai supervisionar os espaços de restauração do novo hotel na Rua José Falcão, na vizinhança da Torre dos Clérigos.
“O Wine & Books Hotels Porto aposta nos mercados nacional e internacional, com destaque para a Europa, Estados Unidos e Brasil”, afirma a administradora Joana Saraiva, filha de Carlos Saraiva num comunicado de apresentação deste projeto voltado para quem visita o Porto em férias ou em negócios, procurando combinar “inovação, modernidade e o melhor das tradições portuguesas” sem esquecer a sustentabilidade, na eficiência energética como nos sabonetes e champôs sólidos, com uma pegada ambiental menor do que a das fórmulas líquidas.