O que dita o sucesso de um líder é, muito provavelmente, a eterna questão da gestão. As teorias são várias e, em regra, destacam que as competências técnicas importam, a visão estratégica também, a capacidade de tomada de decisão é crucial e a empatia é determinante para gerir com eficácia. Mas tudo indica que não é só isto. O modo como um líder comunica é um fator decisivo para o seu sucesso no cargo. E não é tanto aquilo que diz, ou a forma como o diz, é mesmo o som da sua voz. Duas pesquisas científicas, realizadas com quase uma década de distância, estabelecem uma relação direta entre o tom de voz dos líderes, a dimensão das empresas que gerem e os resultados operacionais que alcançam, concluindo que líderes com um tom de voz mais grave e baixo, gerem empresas de maior dimensão e alcançam melhores resultados. Especialistas ouvidos pelo Expresso explicam o porquê e sinalizam a importância de encarar a voz como uma competência essencial ao desenvolvimento profissional e progressão na carreira.
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Os grandes líderes falam baixo: como o tom de voz dos gestores influencia os seus resultados
Estudos de três universidades norte-americanas estabelecem uma relação direta entre o tom de voz dos CEO, o desempenho das empresas e a remuneração que auferem. Vozes mais graves e baixas têm maior potencial