Emprego

Arrancam esta sexta-feira candidaturas para programa de estágios do IEFP

Começam esta sexta-feira as candidaturas ao programa de estágios Ativar.pt. Todos os jovens entre os 18 e os 30 anos, com pelo menos o ensino secundário concluído, estão abrangidos; e cidadãos acima dos 30 que cumpram certos critérios. A bolsa máxima mensal é de €1273,15

Iniciam-se esta sexta-feira, 9 de fevereiro, as candidaturas para o programa de estágios Ativar.pt, anunciou o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Os estágios destinam-se principalmente a jovens até aos 30 anos; e a cidadãos com mais de 30 que cumpram os critérios elencados na página do instituto.

O programa destina-se a cidadãos em situação de desemprego, inscritos nos respetivos centros de emprego. Os estágios têm duração de nove meses não prorrogáveis, com situações específicas em que a duração pode ser ou de 6, ou de 12 meses. Os estagiários poderão auferir uma bolsa mensal entre os 662,04 euros e os 1273,15 euros, aos quais acrescem subsídio de alimentação e seguro de acidentes de trabalho.

Os interessados poderão candidatar-se na página de internet do IEFP - e o serviço público de emprego garante uma decisão no prazo de 30 dias a contar do dia de candidatura. As candidaturas serão avaliadas “com base em critérios de análise, que podem ser de âmbito nacional ou regional”, especificam.

As candidaturas estão abertas a “pessoas singulares ou coletivas, de natureza jurídica privada, com ou sem fins lucrativos”, diz.

O programa abrange todos os jovens entre os 18 e os 30 anos que tenham concluído o ensino secundário. Os cidadãos com mais de 30 anos interessados no programa deverão cumprir certas condições específicas, um universo de elegíveis que inclui pessoas com deficiência, vítimas de violência doméstica; refugiados, ex-reclusos, sem-abrigo ou cuidadores informais, entre outros.

O Ativar.pt, programa cujo objetivo é “promover a inserção de jovens no mercado de trabalho ou a reconversão profissional de desempregados”, segundo o IEFP, tem uma dotação total de 100 milhões de euros. O programa aprovou 98.741 estágios desde a sua criação, em 2020; dos quais 70.888 resultaram em colocações nas empresas, contabiliza.