A Repsol inaugurou mais uma estação de serviço com combustível 100% renovável em Vila Nova da Rainha, na Azambuja, segundo um comunicado divulgado esta segunda-feira. É a segunda estação de serviço nestes moldes. A primeira em Portugal foi inaugurada em abril, em Alcochete.
Ambas as estações de serviço fazem parte de um teste piloto, que tem como objetivo “avaliar o desempenho do diesel renovável e a sua capacidade de redução de emissões”. “O diesel 100% renovável utilizado neste teste é um biocombustível avançado produzido a partir de resíduos e apresenta uma redução de até 90% nas emissões líquidas de CO2 [dióxido de carbono]”, indica a nota da empresa.
De acordo com a nota, a HAVI, empresa de gestão de cadeias de abastecimento do setor de alimentação organizada, “será o principal cliente a utilizar este combustível” na estação da Azambuja.
Segundo a empresa, durante o teste piloto “serão utilizados mais de 400 mil litros de gasóleo 100% renovável, o que resultará numa poupança de mais de 1100 toneladas de emissões de CO2”.
A Repsol também tem realizado testes pilotos semelhantes em Espanha já desde o ano passado.
Até ao final de 2023, a Repsol espera ter este tipo de combustível disponível em 10 estações de serviço em Portugal e 50 em Espanha.
“Estamos a trabalhar em estreita colaboração com nossos parceiros, clientes e a comunidade para impulsionar a inovação e oferecer alternativas renováveis e de baixo carbono que contribuam para a mitigação das mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente”, disse, citado na nota, Armando Oliveira, administrador-delegado da Repsol portuguesa.