A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, garante que os agricultores já receberam 140 milhões de euros, no âmbito do pacto assinado em março entre o Governo, a grande distribuição e os produtores de alimentos, para ajudar a ajustar os preços dos alimentos em baixa.
O anúncio foi feito pela ministra da Agricultura esta terça-feira na CNN Portugal, no programa ‘Town Hall: o Estado da Nação’ onde participaram também os ministros do Ambiente e das Infraestruturas, Duarte Cordeiro e João Galamba.
Recorde-se que, enquadrada na medida do IVA zero aplicado a um cabaz de mais de 40 alimentos, foi também decidido conceder um apoio de 180 milhões de euros aos agricultores para poderem fazer face às variações dos preços dos fatores de produção, nomeadamente a energia, os combustíveis, os fertilizantes, entre outros, de forma a que os preços finais dos alimentos na produção aumentassem o menos possível.
Maria do Céu Antunes diz que o processo de pagamento aos agricultores só não está a ser mais rápido devido a algumas burocracias processuais e falta de atualização de alguns registos.
Ainda assim, segundo a ministra, foram já beneficiados com aqueles pagamentos, decididos em março, cerca de 100 mil agricultores em todo o país.
A responsável pela pasta da Agricultura sublinhou ainda que também já foram disponibilizados 10 milhões de euros aos agricultores para que estes possam construir charcas, para a retenção da água das chuvas, de forma a fazer face aos períodos de seca prolongada, nomeadamente para não faltar água para dar de beber aos animais.